Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Gilmar Machado apresenta projeto para reajustar salário de servidores em 10%

 

Fonte: Jornal Correio

Um reajuste salarial de 10% será concedido a todos os servidores municipais a partir de fevereiro deste ano, conforme previsão da Lei Orçamentária Anual (LOA). O aumento foi informado nesta segunda pelo prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, no Centro Administrativo Municipal. Na ocasião, o projeto de lei específico sobre o acréscimo foi enviado à Câmara de Vereadores. Três sessões extraordinárias serão realizadas entre quarta-feira (16) e sexta-feira (17) para a votação dessa e de pelos menos outras três propostas também remetidas ontem para o Legislativo.

Prefeito apresentou o plano de reajuste salarial dos servidores essa semana
O plano de reajuste beneficia cerca de 15 mil funcionários da Administração Direta e Indireta, ativos e inativos, além de aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência Municipal de Uberlândia (Ipremu). Somente o prefeito, o vice-prefeito e os secretários não são contemplados. O percentual de 10%, segundo Gilmar Machado, somente passa a valer nos salários de fevereiro (que serão pagos em março), já que a legislação não permite pagamentos retroativos.
A assessoria de comunicação do Executivo não informou, até o fechamento desta edição, para quanto subirá o valor da folha de pagamento mensal da prefeitura e quanto ela custa atualmente. Segundo informação da ex-secretária de Governo na gestão Odelmo Leão, Ana Paula Junqueira, o montante chegou, no fim de 2012, a R$ 21 milhões ao mês.
Ainda sobre os servidores municipais, Machado afirmou ontem que, para já definir o percentual de reajuste de 2014, deverá montar uma mesa de discussão com representantes de cada setor interno no próximo mês. Outro assunto a ser debatido é a reestruturação do plano de carreira deles. “Hoje, infelizmente, (o plano de carreira) tem muitas distorções”, disse.
Ontem também, o presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, Márcio Nobre (PSDC), afirmou que o percentual de reajuste a ser dado aos servidores da Câmara será o mesmo a ser concedido na Administração Direta e Indireta para os aposentados e pensionistas do Ipremu.

Sintrasp
Horas antes de o prefeito Gilmar Machado anunciar o reajuste salarial de 10% para os servidores municipais, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Uberlândia (Sintrasp) havia protocolado na prefeitura um pedido de reunião para discutir exatamente o aumento deste ano para a categoria nos próximos dias.
Segundo a presidente do sindicato, Naara Bernardelli, não houve discussão prévia com a entidade para o percentual na gestão anterior e, nessa situação atual, tentarão uma campanha pós-aprovação do reajuste para que um novo aumento de mais 5% seja dado ainda esse ano. Apesar da intenção, a reportagem do CORREIO de Uberlândia checou que a Lei Orçamentária Anual (LOA) estipulava um aumento de até 10% e, fora isso, nada poderia ser concedido.
Em 2011, os servidores municipais tiveram reajuste de 15%.

Projetos
Além do reajuste salarial, os três projetos que foram divulgados ontem pelo prefeito Gilmar Machado e enviados no mesmo dia à Câmara Municipal tratam de temas distintos. Um deles cria cargos comissionados para diretores e vice-diretores das escolas municipais do Jardim Célia, zona oeste, e Shopping Park, zona sul da cidade. Outro, autoriza a cessão de bens móveis do município para a Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (Emam) no intuito de reformar materiais dessas escolas.
E o último move o núcleo de apuração de processos administrativos contra servidores da Secretaria de Administração para a Procuradoria Geral do Executivo local. Ainda ontem, Gilmar Machado havia anunciado que, se conseguisse reunir documentos até o fim do dia, enviaria também uma quarta proposta que permitiria o fechamento de consórcios públicos de saúde pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Paranaíba (Amvap).
Na prática, o dinheiro coletado de Uberlândia e dos municípios da região poderiam, por exemplo, comprar equipamentos para serem destinados às unidades hospitalares públicas das cidades vizinhas. Porém, até o fechamento desta edição, o envio deste projeto não havia sido confirmado


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br