Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Polícia Militar ganha duas novas viaturas para o atendimento multidisciplinar

 

Fonte: Secom/Prefeitura Uberlândia

Duas viaturas da Patrulha de Atendimento Multidisciplinar (PAM) foram entregues à Polícia Militar , na praça Cívica do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberlândia. Os veículos auxiliarão o trabalho desenvolvido pela Organização Não Governamental (ONG) SOS Mulher Família, em parceria com a Prefeitura, Polícia Militar e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Com as novas viaturas, o trabalho de combate a violência doméstica poderá ser ampliado para os bairros da região Norte e Oeste da cidade. As unidades foram adquiridas por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil. A emenda é de autoria do prefeito Gilmar Machado e foi proposta enquanto ele ainda era deputado federal.
Segundo o coronel Dilmar Crovato, comandante da 9ª Região da Polícia Militar, a equipe multidisciplinar precisa chegar à ocorrência rapidamente para atender as vítimas, tanto as mulheres, como as crianças e outros casos de violência. Segundo ele, os novos veículos vão proporcionar essa melhora e favorecer bairros que estavam carentes desse atendimento.
O prefeito Gilmar Machado afirmou que o poder público sabe da responsabilidade de cuidar da violência doméstica, o berço de vários outros problemas. “É imprescindível a reabertura da casa abrigo que está fechada. As mulheres que estão em situação de risco precisam de abrigo. Precisamos ajudar na recuperação das famílias. Uma cidade educadora não pode admitir a violência contra a mulher”, disse.

PAM

A ONG SOS Mulher Família faz trabalhos de orientação, apoio e acompanhamento jurídico e psicológico às vítimas, além de atendimentos domiciliares em parceria com a PAM. A patrulha trabalha desde 2003 com uma assistente social da prefeitura, com visita às famílias com reincidência de agressão para tentar encontrar e tratar as causas dos problemas, além de realizar um acompanhamento para não agravar a violência e não ocorrer outras agressões.
Pioneira em Minas Gerais e no Brasil, o serviço está em sintonia com a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e hoje é referência para outras cidades do país.  Entre 2003 e 2012, a patrulha já realizou quase 9,5 mil atendimentos. Deste total, aconteceram 394 reincidências. Os principais tipos de ocorrências envolvem ameaças, agressões e atritos verbais.
Os atendimentos são feitos por assistentes sociais, psicólogos, acompanhados por um policial militar. Toda a equipe passa constantemente por treinamento, feito em conjunto com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o objetivo dos profissionais estarem sempre preparados para atuarem na mediação de conflitos e na prevenção e intervenção nos casos de violência intrafamiliar. 
Segundo a presidente da ONG SOS Mulher Família, Marina Drummond, as novas viaturas, assim como outras ações como a reabertura da Casa Abrigo e a implantação de um Juizado Especial para atender especificamente estes casos, irá contribuir ainda mais com o projeto da instituição. “Quando existe a união dos esforços dos poderes público e terceiro setor quem ganha é a população. A violência contra a mulher precisa de uma atenção maior e estas viaturas com certeza vão agilizar o atendimento, o que é primordial para as vítimas”, disse. 


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br