Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Alunos serão ouvidos em pesquisa inédita sobre merenda escolar

 

            Os alunos do ensino fundamental municipal participarão de uma pesquisa inédita sobre merenda escolar. Devem ser ouvidos mais de 40 mil estudantes para adequar a alimentação à realidade de cada escola, evitar o desperdício e garantir a qualidade nutricional de acordo com as recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A pesquisa está em fase de elaboração pelo Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae) da Secretaria Municipal de Educação (SME) e deve acontecer no primeiro semestre deste ano.

            “Sabemos que é um público que, às vezes, prefere alimentos não muito saudáveis, mas não abriremos mão do alto valor nutricional e da alimentação adequada para cada faixa etária. A proposta inicial é que cada diretor também tenha autonomia para adequar o cardápio à sua escola. Tudo será discutido com antecedência, não vamos impor nada, será um trabalho feito em conjunto”, disse Antônio Carlos Vieira, diretor do Pmae.

            De acordo com o diretor, um dos objetivos do Pmae para 2013 é oferecer uma alimentação escolar equilibrada e nutritiva para os mais de 55 mil alunos dos ensinos infantil e fundamental. Todos eles atendidos nas 115 escolas municipais das zonas urbana e rural. Diariamente, os estudantes terão lanches completos que contribuirão para uma melhor aprendizagem e um melhor desenvolvimento físico. Para atender a todos de forma satisfatória, serão elaborados diferentes cardápios pelos nutricionistas da SME. Haverá, por exemplo, uma alimentação diferenciada para os alunos portadores de diabetes.

            O Pmae fará ainda um controle rigoroso dos produtos fornecidos pelas empresas vencedoras de licitações. Itens como embalagens, limpeza e aspectos serão exigidos de acordo com o edital de licitação e não serão permitidas trocas. Se o Pmae comprar alcatra, por exemplo, não aceitará outro tipo de carne, independente das circunstâncias.

            “Para garantir a melhor utillização dos produtos, a equipe do Pmae oferecerá treinamentos para os auxiliares de serviços gerais (ASGs) e os merendeiros das escolas, além de promover a melhor valorização desses profissionais e oferecer melhores condições de trabalho”, declarou Antônio Vieira.

Marden Rangel
Educação – merenda escolar
23/01/13


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br