Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Déficit na Educação Infantil pode ser minimizado com recursos da União

 

Fonte: SECOM /Prefeitura Uberlândia

No segundo dia do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, apresentou aos gestores municipais programas do Governo Federal capazes de melhorar a qualidade do ensino público, como o: Mais Educação; que oferece educação integral para alunos do ensino fundamental e médio. Entre os programas apresentados, os que mais interessam a Prefeitura de Uberlândia, são aqueles que atendem a área da educação infantil, setor em que a cidade possui um alto déficit de vagas.
Para receber a verba para o atual exercício, os municípios têm que se enquadrar nos projetos até o fim de maio. O ministro declarou que o governo quer acabar com o analfabetismo no Brasil e dar condições adequadas de ensino para que as crianças tenham qualidade no processo de aprendizagem. Com um ensino eficaz, haverá mais acesso ao mercado de trabalho e resultados positivos na redução da desigualdade social, segundo ele.
Atenta ao seminário, a secretária municipal de Educação, Gercina Novais, reforçou que Uberlândia planeja acabar com a demanda reprimida nas creches e pré-escolas. O financiamento para a construção de novas escolas e o custeio para a reforma e aquisição de equipamentos será fundamental para consolidar essa ação. “Já fizemos a adesão e queremos participar de todos os programas do Governo Federal. É preciso garantir às crianças o direito de frequentar as unidades de educação infantil”, afirmou.
Para angariar mais recursos, foi aprovado pelo Congresso Nacional que 10% do Produto Interno Bruto do país deverão ser destinados à educação. Hoje, são investidos 6,1% desse montante, o que é considerado bem significante. Para chegar ao novo índice, o Ministério da Educação vai pleitear que parte dos royalties do petróleo brasileiro seja direcionada para a pasta. “Assim, será possível deixar uma herança de educação de qualidade à população”, finalizou Mercadante.

Previdência
Sobre a compensação do déficit previdenciário anunciado ontem (28) pela Presidenta Dilma Roussef, em que a União pagará as parcelas para zerar a dívida com as contas do INSS, o prefeito Gilmar Machado definiu na tarde desta terça-feira (29), que após o recesso de carnaval, ele se reunirá com o presidente da Previdência Social para agilizar a situação de Uberlândia quanto aos ajustes necessários.

 


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br