Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Repasse de subvenções às entidades

 

Fonte: Secom/Prefeitura Uberlândia

As Secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho e de Saúde formalizaram esse mês de fevereiro , o repasse das subvenções destinadas às entidades que prestam atendimento na área de assistência social do município de Uberlândia.
Neste ano, os valores das subvenções são de aproximadamente R$ 12,8 milhões, dos quais R$ 10,19 milhões da Secretaria de Desenvolvimento Social e o restante da Secretaria de Saúde. São 106 instituições que recebem o subsídio. 
Os recursos são repassados pela Prefeitura às instituições em 12 parcelas mensais. A assinatura de um termo simbólico feita no auditório Cícero Diniz, na presença do prefeito Gilmar Machado e do secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Murilo Ferreira, para a ONG Ação Moradia, e que contou com representantes de outras entidades subvencionadas, oficializou o repasse da primeira parcela, que está liberada a partir de hoje.
Recebimento recursos
Para o recebimento da verba as entidades devem ser cadastradas previamente e estar em dia com suas prestações de contas, referentes aos anos anteriores. A subvenção é um auxílio financeiro anual e beneficia entidades de caráter filantrópico que atuam em áreas como abrigos para crianças, adolescentes, população de rua, migrante, idosos, proteção à mulher, geração de emprego e renda, qualificação profissional, serviços socioassistenciais, centros de formação, apoio socioassistencial às pessoas com deficiência.
Os recursos destinados a área de saúde agregam a dependência química, casa de hospedagem, reabilitação de pessoas com deficiência, apoio socioassistencial a pessoas com doenças graves, cirurgias de cataratas e tratamentos odontológicas.  No total, são 84 entidades de perfil social e 22 de perfil da saúde.
Reestruturação
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho passa por uma reestruturação, com profissionais técnicos de vários setores visando qualificar todo o sistema em relação ao atendimento às intuições que recebem o subsídio. Segundo o secretário Murilo Ferreira, o Suas (Sistema Único de Assistência Social)  será efetivamente aplicado no município. “Isso é uma política de estado que inclusive alterou a Lei Orgânica no sentido da Assistência Social. O SUAS está baseado em duas grandes frentes: a Proteção Social Básica e a Proteção Social Especial e essa será a vertente para os próximos anos”, afirma.
Para Marília Nogueira, diretora de serviços do Terceiro Setor, a Secretaria está aberta para abrigar novos projetos, principalmente na área de reabilitação de mulheres que se encontram em situação de dependência química e álcool. “Sabemos que essa é uma carência em nossa cidade e queremos avaliar entidades que estão dispostas a prestar este serviço em parceria com o município”, afirma Marília Nogueira.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br