Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Uberlândia inicia programa de formação continuada de professores

 

fonte: Secom/Prefeitura Uberlândia

Uma aula ministrada essa semana pela secretária municipal de Educação, Gercina Novais, no anfiteatro do campus Santa Mônica da UFU, marcou a abertura das atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Uberlândia. O Pacto propõe a formação continuada de professores alfabetizadores, incluindo os que atuam nas turmas multisseriadas e multietapa. O projeto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. “Isso vai ajudar a dar um salto na qualidade de vida da futura geração de nosso país. Deixar de alfabetizar na idade certa é negar também outros direitos à criança”, disse o prefeito Gilmar Machado.
“O Pacto envolve pessoas sem medo de mudanças para se qualificarem e estarem disponíveis para o outro, para o conhecimento do outro e envolve pessoas a ocupar todos os espaços para educação”, disse Gercina Novais.
           A coordenação do processo na região estará sob a responsabilidade da UFU, que vai atender a 96 municípios. O treinamento passa a ser a lição de casa pelos próximos dois anos e os professores inscritos no curso de educação continuada serão os multiplicadores do conteúdo em seus municípios. “Temos hoje uma cidade e uma Universidade próximas uma da outra, o que permite parcerias que serão muito importantes para todos nós, um momento muito específico de nossa história”, disse o reitor da UFU, Elmiro Resende.
         Inicialmente, serão dados cursos de formação continuada para professores alfabetizadores, voltados para as diciplinas de português e de matemática. "Muito mais que um curso de capacitação, os professores vão observar que a base que eles já possuem é boa e vão se empolgar, se reencontrar com a educação", disse Marília Villela, coordenadora do Pacto em Uberlândia.


Outros cursos gratuitos

          Este é apenas o primeiro passo dentro do processo de estímulo para a educação. A partir de março, a UFU irá disponibilizar para professores de todas as áreas, gratuitamente, cursos de extensão, de especialização e de aperfeiçoamento, dentro do programa de Formação Continuada que incluirá temas voltados a Linguagens e Culturas, Gênero, Raça e Etnia, Meio ambiente e saúde, Equidade, Diversidade e Inclusão Digital


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br