Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Balsa no Município de Indianópolis passa por reforma

 

Fonte: Assesssoria/ Prefeitura de Indianópolis

A balsa responsável pela travessia de veículos e passageiros entre os municípios de Uberlândia e Indianópolis parou temporariamente de funcionar para passar por reforma.
A restauração, sonhada por quem utiliza o equipamento aquático foi determinada no último fim de semana pelo prefeito Municipal de Indianópolis, Sérgio Pazini. E deve ser feita em 30 dias, período previsto  para que a balsa também  volte  a funcionar.  “Essa balsa facilita muito para todos que necessitam deslocar-se das cidades vizinhas até Indianópolis, seja a passeio ou a trabalho. Em curto espaço de tempo ela estará reformada e pronta para utilização, garantindo a todos total segurança; essa é a preocupação do nosso governo”, disse o prefeito..

Orçada em cerca de R$ 30 mil, valor que pode ser alterado  dependendo da vistoria e exigência  da Marinha,  a restauração da balsa “Irineu Alves Rabelo”  será paga pela Prefeitura de Indianópolis. “Estamos buscado uma parceria com a cidade de Uberlândia para que haja mais investimentos no local, pois cerca de 90% das pessoas que têm chácaras na margem da Represa de Miranda são de Uberlândia”, disse o assessor de imprensa da Prefeitura de Indianópolis, Fernando Luiz de Faria.

Em operação desde 1997, o equipamento aquático móvel, que funciona no lago de Miranda ,  tem capacidade para transportar em média  40 pessoas e cinco veículos  ou um caminhão ou um ônibus. Parada  cerca de dois anos devido a problemas mecânicos e estado geral precário a balsa “Irineu Alves Rabelo” quando em funcionamento, reduz a distância entre Uberlândia e Indianópolis em 20 quilômetros; de 65 para 45, trajeto que por terra é feito pela BR-365.
A reforma do equipamento aquático  também  beneficia  o acesso das populações dos municípios de Tapuirama, Nova Ponte e Araxá, até Indianópolis. Garantindo assim, mais segurança e rapidez no transporte intermunicipal.

Histórico da Balsa
Existente desde 1997 ,  a balsa “Irineu Alves Rabelo” era movida a cabo de aço com propulsão da força humana, no extinto Rio Araguari. Com a criação do lago de Miranda, ganhou motor e foi reformada pela primeira vez em 2003. Na sequência, o equipamento aquático ganhou apenas reparos e manutenções.

Batizada de  Irineu Alves Rabelo, tem o nome do agropecuarista que contribuiu para instalação do veículo e não mediu esforços para o desenvolvimento do Município.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br