Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


CEASA/Uberlândia realiza diagnóstico para melhorias do agronegócio

 

Fonte: Secom Prefeitura de Uberlândia 

            Um diagnóstico sobre a Central de Abastecimento de Uberlândia (Ceasa) será produzido até o mês de maio pela instituição, com a parceria da Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A (CeasaMinas). Com o estudo será possível traçar o perfil de quem utiliza o local para comprar ou vender frutas, verduras, legumes e plantas ornamentais. Também serão observados os tipos de serviços que o local necessita, além de melhorias na infraestrutura. O diagnóstico faz parte do projeto Ceasa Itinerante, que chegou a Uberlândia nesta sexta-feira (1º) com a meta de melhorar os serviços da unidade.
Técnicos da CeasaMinas se reuniram com representantes da Ceasa uberlandense para demonstrar as técnicas e os conhecimentos que transformaram a unidade da Grande BH em uma das mais evoluídas do país. Foram abordados itens como capacitação técnica, tecnologia, tendências do mercado, manuseio e embalagens para alimentos, coleta de dados de mercado, processos licitatórios e planejamento estratégico, entre outros.
            A Ceasa de Uberlândia será a segunda a ser diagnosticada - a primeira foi a de Juiz de Fora. “Em Contagem, foi instalado um sistema informatizado que determina os preços das mercadorias baseado na oferta do dia”, disse o presidente da CeasaMinas, João Alberto Paixão Lages. Outra mudança foi a substituição de 15 mil lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de led que reduziu em 40% o consumo mensal de energia elétrica.
A escolha da Ceasa de Uberlândia foi feita porque é referência para outras cidades. Atualmente, existem no Brasil 77 entrepostos e o de Uberlândia ocupa a 15ª posição. É o segundo de cidades que não são capitais, ficando atrás apenas de Ribeirão Preto. Cerca de 10 mil pessoas circulam diariamente na unidade uberlandense.
“A nossa Central tem reflexos no comércio local, regional e até mesmo nacional. Precisamos modernizá-la e o Ceasa Itinerante é bem vindo para melhorar a realidade dos produtores, comerciantes e clientes”, disse o vice-prefeito, Paulo Vitiello, durante a cerimônia de apresentação do Ceasa Itinerante. Ele ainda destacou que o projeto está em consonância com os trabalhos da Administração Municipal de valorizar o agronegócio.

A direção da unidade uberlandense destaca que o complexo precisa da construção de um pavilhão e de nova pavimentação. Existem trechos na unidade que foram asfaltados há 34 anos, quando a Ceasa foi inaugurada, em outubro de 1978. “O local precisa ser revitalizado. Vamos diagnosticar nossa realidade e alternativas para melhorar nossos serviços”, afirmou o gerente da Ceasa em Uberlândia, Expedito Antônio da Silva.

Comercialização

Atualmente 2.300 produtores são cadastrados na unidade e cerca de 400 comercializam diariamente no local, que tem 106 empresas estabelecidas em cinco pavilhões. Mensalmente são comercializadas 20 mil toneladas que somam um valor aproximado de R$ 320 milhões. A Ceasa recebe produtos de 542 municípios e abastece 120 cidades.

 


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br