Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Uberlândia participa da segunda edição do Provab

 

 Fonte: Secom/Prefeitura Uberlândia

A segunda edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) promoverá a atuação de 4.392 médicos nos serviços de Atenção Básica, beneficiando a população de 1.407 municípios. Essa é a primeira vez que Uberlândia participa do projeto e sete profissionais aderiram ao programa.
“A iniciativa promove a qualificação médica por meio de atendimento em unidades básicas. Outra vantagem é diminuir a rotatividade dos médicos nas unidades, aproximando ainda mais com a realidade do local de atendimento”, destacou a coordenadora do setor de Atenção Primária à Saúde, Elisa Tóffoli Rodrigues.
A região Sudeste teve a segunda maior participação dos municípios, 357 (25%), para os quais serão enviados 1.018 profissionais. Em Uberlândia o programa vai atender unidades da zona rural (Tapuirama e Miraporanga) e urbana (PSF Mansour I e II, PSF Morumbi I, PSF Ipanema I e PSF Canaã II). A alocação dos profissionais foi orientada pelas opções selecionadas pelo próprio médico e por critérios de preferência.
O Provab 2013 prevê ainda especialização em Saúde da Família para os médicos, com bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais, custeada integralmente pelo Ministério da Saúde. Os médicos já estarão atuando nos municípios a partir de hoje (4).
Os médicos terão sua atuação supervisionada por universidades e hospitais de ensino credenciados pelo MEC. Para garantir a qualidade do serviço prestado, os profissionais serão avaliados trimestralmente. A avaliação será realizada de três formas, pelo supervisor, que vale 50% da nota, 30% pelo gestor e pela equipe na qual ele atuará, e 20% por autoavaliação.
Os profissionais participantes terão acesso às ferramentas do Telessaúde Brasil Redes, programa do Ministério da Saúde que promove a orientação dos profissionais da Atenção Básica, por meio de teleconsultorias com núcleos especializados localizados em instituições formadoras e órgãos de gestão. Outra ferramenta disponível é o Portal Saúde Baseada em Evidências, plataforma que disponibiliza gratuitamente um banco de dados composto por documentos científicos, publicações sistematicamente revisadas e outras ferramentas (como calculadoras médicas e de análise estatística) que auxiliam a tomada de decisão no diagnóstico, tratamento e gestão.

 


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br