Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Planejamento Familiar é tema de palestra para gestantes

 

Fonte: Prefeitura de Capinópolis

O planejamento familiar é de suma importância e requer ações de saúde de assistência à contracepção e à concepção, cujas finalidades principais são promover a saúde reprodutiva e garantir os direitos sexuais e reprodutivos das pessoas.

Esse trabalho tem sido desenvolvido ao longo dos anos pelas Prefeituras Municipais por intermédio das Secretarias Municipais de Saúde, tendo inclusive o acompanhamento e apoio do Ministério da Saúde.

Esse foi o tema da principal palestra proferida durante a reunião mensal do Programa de Apoio às Gestantes de Capinópolis, que neste mês de fevereiro foi de responsabilidade do PSF Otávio Bernardelli, do bairro São João, que levou dezenas de gestantes ao CATRU – Centro de Apoio ao Trabalhador Rural no último dia 27.

Antes da reunião, as gestantes passam por uma breve avaliação, observando-se inclusive, a pressão arterial e o cartão de vacinas. Na reunião de quarta-feira outro detalhe que chamou a atenção foi a presença da equipe do Programa de Saúde Bucal, que fez avaliação nas gestantes, zelando pela saúde bucal das mesmas, ponto de suma importância para uma gestação saudável.

Segundo a coordenação do Programa Saúde Bucal, as gestantes que apresentaram problemas são encaminhadas para o seu respectivo PSF para agendamento do tratamento. “A Prefeitura de Capinópolis tem desenvolvido várias ações preventivas e isso se reflete na qualidade de vida de cada pessoa, que é a maior preocupação da própria prefeita Dinair”, avalia a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas.

No Programa de Apoio às Gestantes, a Prefeitura de Capinópolis com recurso próprio destina uma ajuda de custo no valor de meio salário mínimo para as gestantes que cumprirem o cronograma de reuniões e derem a luz por parto normal. Outra ajuda de custo também no valor de meio salário mínimo é oferecida à mãe que amamentar o bebê nos primeiros seis meses com o leite materno. Além disso, a gestante que faz parte do programa recebe uma Bolsa Maternidade na semana que for para o hospital dar a luz ao bebê, contendo nesta bolsa os principais objetos necessários para a mãe dentro da maternidade.

As reuniões do Programa de Apoio às Gestantes acontece sempre na última quarta-feira de cada mês, sempre com a alternância dos PSF’s na coordenação, além de temas diferentes de orientações preventivas para uma bola gestação.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br