Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Saneamento Básico é tema de Congresso na região

 

Fonte: Prefeitura de Capinópolis

O município de Capinópolis comemora os avanços em termos de saneamento básico, inclusive com a implantação do Programa Municipal de Saneamento Básico, um dos primeiros a ser instituído no Estado de Minas Gerais, conforme as exigências da Funasa.

A informação foi dada pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Volnei Paiva, que participou nesta semana do 2º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento Básico, promovido pela SAE e ASSEMAE em Ituiutaba, acompanhado do vereador e presidente da Câmara de Capinópolis, Oldair Almeida Lima.

No evento foram abordados temas importantes, como: A Política Nacional de Resíduos Sólidos; Plano Municipal de Resíduos Sólidos; Plano Municipal de Saneamento: uma exigência legal para uma gestão eficiente; Qualidade na Prestação de Serviços Públicos de Saneamento; A Importância da gestão estratégica para alcance dos recursos da Funasa; A qualidade da água em conformidade com a Portaria do MS – 2914; O equilíbrio econômico e financeiro expresso no modelo de consórcio público de serviços de saneamento.

Segundo Volnei, o município de Capinópolis vem trabalhando ao longo dos últimos quatro anos para se adequar a várias exigências por parte da FUNASA e de outros órgãos, principalmente na questão dos mananciais hídricos, aterro sanitário e saneamento básico, que de fato são pontos importantes para melhorar a qualidade de vida e saúde de uma população.

O desenvolvimento do Plano Municipal de Saneamento Básico é um dos pontos importantes para se buscar recursos para a implementação de várias ações em benefício da comunidade, em especial na elevação do nível de qualidade de vida no setor urbano e rural.

“Temos tido total apoio da prefeita Dinair Isaac, que não mede esforços na captação de recursos para projetos de saneamento e desenvolvimento sustentável, o que nos proporciona trabalhar com planejamento e projetos que se adequam à nossa realidade”, disse Volnei.

Para o presidente da Câmara, Oldair Almeida, em breve Capinópolis terá a sua Estação de Tratamento de Esgoto, e isso dará ao município um diferencial na captação de recursos. “Quero parabenizar ao diretor da SAE, Rubens Vaz, por trazer para a região do Pontal discussão de assuntos de tamanha importância, principalmente quando se trata de beneficiar a população de uma forma geral com saneamento básico”, comentou.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br