Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Capinópolis promove campanha de "Doação de Sangue"

 

Fonte: Prefeitura de Capinópolis

Um ato que pode salvar uma vida. E com os estoque baixos é hora de convocação para os doadores de Capinópolis comparecerem para mais uma campanha de doação de sangue.

Segundo a Secretaria  Municipal de Saúde, toda população interessada  em doar sangue, devem procurar a técnica de enfermagem Darcira Ana Patrícia para agendamento na Unidade de Saúde Otávio Bernardeli, ou o próprio Hospital de Capinópolis. A coleta ocorrerá no sábado, dia 16 de março, das 7H às 15H no próprio Hospital, na Avenida 107.

De acordo com a secretária de Saúde, Simone Dantas, antes da doação, o candidato passa por triagem clínica e só doa sangue quem estiver em boas condições de saúde. Para fazer a doação, algumas exigências são feitas: o candidato deve ter entre 18 e 65 anos de idade; estar com boa saúde; não ter tido hepatite após os 10 anos de idade; pesar acima de 50 quilos; ter dormido bem na noite anterior à doação; não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis; não estar gripado ou resfriado, com febre ou diarréia; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ser usuário de drogas; não apresentar ferimento ainda não cicatrizado; não estar grávida ou em período de amamentação (é necessário aguardar três meses após parto normal e seis meses após cesárea); não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncos copia nos últimos 12 meses e não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.

Para doar, o candidato não pode estar em jejum. Se a doação de sangue for feita pela manhã, é preciso que o doador esteja bem alimentado. Se for à tarde, deve-se esperar  três horas após o almoço. O prazo mínimo entre uma doação de sangue total e outra é de 60 dias, para os homens, e 90 dias, para as mulheres. Para doadores com idade entre 60 e 65 anos, o intervalo é de seis meses. O material utilizado para a coleta do sangue é descartável e não há risco de se contrair doenças. A cada nova doação, o candidato passará por nova triagem clínica e o sangue será submetido a rigorosos testes laboratoriais.

 


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br