Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Primeira-dama anuncia novos investimentos para a APAE de Santa Vitória

 

Fonte: Prefeitura de Santa Vitória

Durante a realização do 6º Fórum da APAE de Santa Vitória, com tema: “Tecnologia Assistiva”, na tarde da última quarta-feira, na sede da ACISV, a primeira-dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Cristina Villela, esteve representando o prefeito Genésio Franco de Morais Neto. Na oportunidade, Cristina anunciou novos investimentos para a APAE de Santa Vitória, destacando o apoio do deputado estadual Zé Maia para a doação de um microônibus totalmente aparelhado, inclusive com elevador, para atender as necessidades dos portadores de deficiência física, alunos da APAE. Anunciou ainda a implantação de um telecentro e de uma ampla cozinha para a realização de cursos que serão oferecidos aos alunos, a exemplo dos já existentes na entidade, como as oficinas de sabonete, picolé e sorvete, faxina, horta e jardinagem com a participação de todos os alunos.

Os palestrantes do 6º Fórum da APAE e o 1º Fórum de Tecnologia Assistiva da APAE de Santa Vitória foram: Dra. Luciana Ferrari, fonoaudióloga que abordou sobre os conceitos, objetivos e áreas que se aplicam à Tecnologia Assistiva; Dra. Sara Franzão, fisioterapeuta, que falou sobre a utilização da Tecnologia Assistiva dentro da APAE e o Dr. José Antônio Rissato, terapeuta ocupacional que abordou sobre o mesmo tema “Tecnologia Assistiva”, mostrando a importância da família e da escola trilhando sobre o mesmo eixo, ou seja, trabalhando juntos com objetivo de promover a independência do individuo.


A diretora da escola da APAE, Darci Franco de Morais, ao fazer uso da palavra, comparou o trabalho especial desenvolvido pelos profissionais que atuam na APAE como um fato na vida do artista Michelangelo que idealizou uma Escola de Belas Artes para decorar a Basílica do Vaticano, toda com mosaicos. “Um dia ele foi com seus alunos às montanhas de pedra da Itália para escolher as enormes pedras a serem esculpidas no atelier. Aquelas pedras, como que magicamente, se transformaram em santos, anjos e papas nas mãos do gênio. Eis que ele viu um bloco de pedra na montanha e disse aos alunos “aí dentro há um anjo, vou colocá-lo para fora”. Levaram a pedra para o atelier e lá, com seu trabalho, o anjo foi surgindo na pedra. Os discípulos ficaram maravilhados com o “milagre” do gênio e lhe perguntaram como ele conseguia aquela proeza. Ele respondeu: O anjo já estava aí, apenas tirei os excessos que estavam sobrando. Educar é isto, é ir com paciência e perícia, bondade e amor, fé e esperança, eliminando os maus hábitos e descobrindo as virtudes, até que o “anjo” apareça. Há um anjo em cada pessoa, mas é preciso pô-lo fora para fora”. Darci Franco usou esta parábola para dizer “Educar é a arte mais bela e mais nobre de ser exercida, porque é a arte de moldar a pessoa humana. Lapidar essa “pedra preciosa” é missão dos pais e educadores, para que amanhã este diamante possa brilhar.

A diretora a APAE também lembrou o papel do educador na formação do cidadão. “Desde os meus 20 anos de idade optei por ser professora, profissão que exerço há 45 anos, porque sempre quis ser educadora, uma formadora de pessoas e nada me realiza tanto na vida quanto isto. Educar não é decidir pelo filho, mas prepará-lo para decidir sozinho um dia. E isto começa com pequenas coisas, com decisões mais simples, com escolhas comuns do dia-a-dia. Temos que ensiná-los a ter limites, ser organizados e preparados para a vida” e acrescentou que na APAE a função é prepará-los para a vida. “Ensiná-los a se qualificar em alguma atividade, dar oportunidades a eles, por meio das oficinas de estudo e trabalho”.

Ao falar sobre a atual gestão, Darci disse: “A partir de 2013, a APAE mudou. Os alunos entraram em seu grau certo da idade e estudo, como no ensino regular”. Na estimulação precoce são atendidas crianças de até três anos de idade; no pré-escolar - crianças de quatro e cinco anos; na educação infantil de seis e sete anos; na educação fundamental dos sete aos quatorze anos; no EJA – 1º segmento – quinze anos acima; EJA – 2º segmento – do sexto ao nono ano. No nono ano o aluno sai com diploma na mão e qualificado para o mercado de trabalho em alguma das oficinas oferecidas pela escola.

Finalizando Darci fez um agradecimento especial à equipe apaeana. “E com esta equipe que podemos mostrar um trabalho de inclusão mais amplo, mais humano e digno porque somente alguém plenamente feliz e em paz é capaz de fazer uma pequena flor virar um espetáculo aos nossos olhos”, concluiu

Ainda participaram do evento as seguintes autoridades: O presidente da ACISV, Oton Paranaíba; Secretária Municipal de Saúde, Sandra Barbosa; o representante da Secretária Municipal de Educação e Cultura Tânia Domingues, Marcos Medeiros, a Presidente da da APAE Nadir Alves Paranaiba, tesoureira da Apae, Maria do Carmo Santos Gialuizzi; e a representante da escola estadual José Paranaíba, Sônia Maria Barbosa Pereira, representante da COESA Dayse Abadia Arantes Goes; Vereador Gilberto Quirino “Suru”,  Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Antônio José de Queiroz e demais autoridades locais.

Rosilda Mendes – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Vitória
Fotos – Rosilda Mendes


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br