Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Ministério destaca potencial da região para a aquicultura

 

Novo Plano Safra da Pesca e Aquicultura foi apresentado na FEMEC

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Uberlândia

Representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura aproveitaram as presenças de autoridades e produtores da região na Feira de Máquinas e Equipamentos de Insumos Agrícolas e Veículos Utilitários (Femec) para apresentar o novo Plano Safra da Pesca e Aquicultura, lançado pela presidenta Dilma Rousseff. Foi uma oportunidade para sanar dúvidas em relação ao novo programa e fomentar de maneira específica as modalidades da pesca na região. Serão investidos em todo o país R$ 4,1 bilhões para financiar a indústria de pescado e apoiar os trabalhadores do setor.Segundo a secretária de Ordenamento e Planejamento do Ministério, Maria Fernanda Ferreira, o estado de Minas Gerais tem um potencial enorme a ser explorado, especialmente em função da abundancia de água, que pode ser utilizada para o cultivo da pesca. “Aqui podemos aplicar simultaneamente as duas formas de modalidades que o Ministério recomenda. A primeira é denominada de Viveiro Escavado que pode ser feito através da escavação de um tanque dentro da propriedade rural. A segunda forma é chamada de tanque-rede, é possibilitada pelo uso de águas públicas em reservatórios das usinas hidrelétricas”, disse. Nestas duas modalidades a região tem um grande potencial. “O Triângulo Mineiro e o entrono é a ‘Menina dos Olhos’ do Ministério da Pesca, queremos explorar esse potencial, visando alcançarmos a nossa meta nacional, que é produzir 2 milhões de toneladas anuais de pescado até 2014, e de tornar o Brasil um dos maiores exportadores de pescado do mundo” afirmou a secretária.
O Ministério da Pesca, em parcerias com as prefeituras, pode apoiar todo o setor produtivo do pescado. Desde a instalação dos centros de criação, bem como incentivar a instalação de empresas do ramo, como frigoríficos de abatedouros, fábricas de ração e unidades de beneficiamento. Em Uberlândia a prefeitura tem o interesse de implantar o Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar. Esse centro tem a finalidade de dar suporte na produção de peixes pelos pequenos e médios piscicultores, priorizando a agricultura familiar no município. A metodologia de trabalho do Centro Tecnológico estará alicerçada no ensino, pesquisa e extensão em piscicultura. As técnicas de cultivo adotadas serão a reprodução artificial de peixes nativos, reprodução de tilápia, cria e recria de alevinos e juvenis, engorda no sistema convencional e em tanque-rede, monitoramento da qualidade da água, abate, processamento e comercialização do pescado.

Plano Safra da Pesca e Aquicultura
O Plano Safra da Pesca e Aquicultura é um programa inédito do governo federal que visa estimular a competitividade e o empreendedorismo no setor, tornando mais efetivas as políticas econômicas e sociais voltadas para a cadeia produtiva do pescado. Ele é destinado a todos os envolvidos nos processos de pesca e aquicultura, exploração, cultivo, conservação, processamento, transporte, comercialização e pesquisa dos recursos pesqueiros. O programa visa estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de crédito para o aumento de produção de pescado e a geração de emprego e renda, inclusão social, tornando-o mais produtivo, competitivo, inclusivo e sustentável.



© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br