Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Desembargador do TJMG visitou Uberlândia falou sobre as obras do Fórum

 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Uberlândia 

            A retomada das obras do novo Fórum de Uberlândia e a disputa nacional para vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ) foram os assuntos tratados entre o prefeito Gilmar Machado e o desembargador José Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em visita à prefeitura da cidade.
Nascido em Ibiá e  uberlandense de coração, José Afrânio fez questão de falar do carinho e agradecimento que tem por Uberlândia, a terra que o acolheu desde sua formação na Faculdade de Direito da UFU. Uma das preocupações do desembargador é a paralisação das obras do complexo judiciário, na avenida Rondon Pacheco.
Segundo José Afrânio, a verba para a construção existe, o problema está nas construtoras que não se organizaram. “A obra de Uberlândia é a maior do Estado, só perdendo para a capital. A solução é convidar as empresas participantes para dar continuidade às obras e concluir. Nesse caso, não há necessidade de nova licitação, mas se não houver ninguém interessado, terá que abrir novo processo licitatório”, disse ele.
O prefeito agradeceu o empenho e reforçou o pedido para que as obras, de fato, sejam concluídas. De acordo com Gilmar Machado, Uberlândia precisa de um Fórum à altura do desenvolvimento que apresenta, e o espaço atual já não comporta mais as demandas do Judiciário. O atual prédio poderá ser aproveitado, no futuro, para a cultura. “A paralisação dessas obras foi prejudicial para a cidade. Contamos com o empenho de todos para chegarmos à conclusão dos trabalhos do Fórum”, destacou.
O desembargador do TJMG ainda aproveitou a visita para formalizar o pedido de apoio do prefeito de Uberlândia na sua indicação ao cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). José Afrânio está entre os três candidatos ao cargo. Os outros dois são dos estados de São Paulo e do Espírito Santo. Hoje o STJ conta com 11 ministros oriundos de desembargadores de tribunais de todo o país. Com a aposentadoria de Masseda Uyeda, uma vaga foi aberta. Em todos os estados foram apresentados vários nomes e em Minas Gerais, José Afrânio é o nome cotado e apoiado por diversos setores, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Estado.
A visita do desembargador foi acompanhada pelo procurador geral do Município, Luis Antônio Lira Pontes, e pelo presidente da OAB/Uberlândia, Egmar Souza Ferraz. Para o procurador, José Afrânio é um profissional respeitado e que poderá auxiliar muito não só Uberlândia, mas todo o Estado principalmente porque no STJ não tem nenhum representante de Minas - o último foi Paulo Medina que já se aposentou. “Temos a certeza de que Minas e porque não dizer Uberlândia, necessita estar em uma posição privilegiada, afinal, temos condições para isso”, ressaltou Lira Pontes.
Ainda não há uma data definida para o preenchimento da vaga de ministro do STJ. A indicação é feita pela presidente Dilma Rousseff.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br