Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Parceria promove cadastro de agricultores em programas sociais

 

Fonte: Prefeitura de Uberlândia 

Um convênio entre a Prefeitura de Uberlândia e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi assinado  para estabelecer uma parceria com o Centro de Incubação de Empreendimentos Populares (Cieps/Proex/UFU) na busca ativa de pessoas ligadas à agricultura familiar, trabalhos no campo, quilombolas e povos indígenas.
A ação em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vai providenciar que até dezembro de 2013 cerca de 1.600 pessoas sejam localizadas e cadastradas no Cadastro Único. Esse sistema registra informações e dados da população de baixa renda para incluí-la em programas sociais. “Isso possibilita a implementação de políticas públicas capazes de reduzir desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, afirmou o prefeito Gilmar Machado que informou que, na próxima semana, será dada a ordem de serviço para recuperar as estradas vicinais que dão acesso aos assentamentos.
A cobertura começa em abril e terá estudantes bolsistas capacitados para fazer entrevistas com as pessoas. O público-alvo de agricultores já foi localizado pelo Cieps através dos movimentos sociais e associações existentes. Esta é a primeira vez que este trabalho com a comunidade rural é executado em Uberlândia. “Posso garantir que em Uberlândia as políticas públicas para a agricultura familiar e camponesa eram praticamente inexistentes. Os agricultores se sentem muito isolados”, explicou Gabriel Palafox, coordenador do Cieps.
A parceria entre as duas instituições tem contribuído para a construção de um trabalho cada vez mais amplo na assistência social. O secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Murilo Ferreira, valorizou a relação próxima com a UFU, que tem sido fundamental na ampliação da cobertura do Programa Brasil Sem Miséria. “O trabalho de extensão é essencial. É bom ter a Proex como aliada na execução das políticas públicas. Também estamos elaborando o mapa de vulnerabilidade social do município em parceria com o Instituto de Geografia para termos a gestão plena da assistência social”, informou.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br