Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Casa de tijolos ecológicos é modelo para programas habitacionais de bairros assentados

 

Fonte: Secom/Prefeitura de Uberlândia

Foi inaugurada uma casa modelo no bairro Celebridade, região leste de Uberlândia, toda construída por tijolos ecológicos e com aquecedor solar. A residência de 47 metros quadrados e quatro cômodos, tem também  uma varanda que pode ser transformada em um quarto. Foram utilizados 10 mil tijolos na edificação, construída por um projeto da ONG Ação Moradia. O investimento de quase R$ 30 mil veio da contribuição de voluntários.
A doméstica Maria Santana de Lima teve o privilégio de mostrar aos visitantes a sua residência ecológica. Antes, morava com o marido e dois filhos em uma casa precária nos fundos do terreno. Hoje a casa modelo se impõe na parte da frente do lote e se tornou o orgulho de Maria Santana, que participou de toda a etapa de construção da casa. Por isso, a relação de afeto com o novo lar é tão significativa. “Quando a Ação Moradia abriu a fábrica de tijolos eu comecei a trabalhar lá e gostei. Fiz muitos tijolos e toda vida tive vontade de construir com os tijolos ecológicos que fiz. Hoje realizo meu sonho”, declarou.
O tijolo ecológico é produzido a partir do solo arenoso, enquanto o convencional é feito de solo argiloso, processo que destrói a margem do rio. O tijolo convencional ainda depende de secagem em fornos que consomem carvão ou árvore. A cada mil tijolos ecológicos são salvas sete árvores.
Desde 1993, a Ação Moradia desenvolve atividades na construção de casas em vários bairros da cidade. Para o diretor administrativo da ONG, Oswaldo Setti, a residência do Celebridade tem um significado simbólico. “Este é um modelo inspirador para mostrar que se pode fazer uma intervenção técnica de boa qualidade nos bairros assentados, onde existem milhares de moradias precárias. Os bairros assentados precisam de uma solução adequada e essa casa comprova que isso é possível.”
A prefeitura pretende conhecer a fundo a casa modelo para avaliar a viabilidade técnica e financeira dessas construções. Após a análise, a Secretaria Municipal de Habitação planeja elaborar um projeto para captar recursos junto ao Ministério das Cidades para que o município seja contemplado no Programa de Urbanização de Assentamentos Precários.
Segundo o prefeito Gilmar Machado, que visitou a casa modelo, a prefeitura ainda estuda fazer esse tipo de construção através de um fundo municipal ligado a parcerias com a Universidade Federal de Uberlândia, Ação Moradia e Caixa Econômica Federal. “Nós continuaremos com o Programa Minha Casa, Minha Vida, mas também queremos aproveitar os bairros que já existem e que têm dificuldades para garantirmos a melhoria da moradia. Na região do Celebridade também vamos fazer uma Estação Elevatória de Esgoto e o asfaltamento de vias”, anunciou.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br