Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Qualidade de vida chega com Desenvolvimento Social

 

Fonte: Prefeitura de Ituiutaba

O ano de 2013 começou com muitos ajustes na Prefeitura Municipal de Ituiutaba, e os primeiros 100 dias serviram para avaliações, projetos e a busca na melhoria da qualidade de vida de cada cidadão, principalmente os menos favorecidos. Esse tem sido o principal propósito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, pasta dirigida pela secretária Sônia Corrêa do Carmo.

Deixar de lado o assistencialismo e promover o desenvolvimento do ser humano e sua família são exemplos praticados nas diversas ações mantidas pela Secretaria, sendo a principal delas, o trabalho junto a construtoras e Caixa Econômica Federal, no maior programa habitacional da história de Ituiutaba, com milhares de casas sendo construídas e entregues, oferecendo dignidade às famílias tijucanas que saem do aluguel para ganharem qualidade de vida.

“Desenvolvimento Social é a construção de um mundo mais justo com oportunidades para todos. A assistência social trabalha na proteção dos vitimizados, frágeis, vulneráveis, desprotegidos e sujeitos a risco que na trajetória da vida sofram por decorrência de imposições sociais e econômicas. A Prefeitura Municipal de Ituiutaba faz parte da rede governamental na perspectiva de minimizar problemas e maximizar soluções, que tornem mais digna a vida de cada cidadão. Cabe à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, descentralizar e desenvolver de maneira participativa os serviços, programas, projetos, benefícios e ações de assistência social. Seu organograma em anexo detalha sua estrutura básica para atendimento da demanda, conforme Legislação do SUAS”, avalia Sônia Corrêa do Carmo.

Nesse trabalho desenvolvido em toda a cidade, a diversidade dos usuários dos quatro CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, exige que seus profissionais enfoquem os programas criando projetos que atendam suas necessidades, com os destaques:

CRAS BRASIL: ProJovem, PETI, Ginástica Comunitária, Bem Estar – Gestante/Bebê, e Baila Comigo.

CRAS IPIRANGA: Bem Estar/Gestante, Baila Comigo/2 Grupos, Karatê, Grupo Interativo de cuidadores/Pais, e Grupo de Convivência /Retalhos da Vida.

CRAS NATAL: PETI, ProJovem, Brinquedoteca e Baila Comigo.

CRAS ALVORADA: Cestas Básicas – cadastro, Bem Estar – Gestante/bebê, ProJovem, Grupo Improviso, Artesanato/Bordado, Pintura para Senhoras, Brinquedoteca/Contação de Histórias, Teatro com Idoso, Dança, Roda de Conversa, e Ambulância da Alegria.

Além desses importantes programas desenvolvidos nos bairros, a SEDS atua também no atendimento em parceria com o Governo Federal em programas sociais, onde a origem de qualquer Benefício Federal para os mais vulneráveis é o CAD-ÚNICO, que também é feito através dos Cras.

Existe ainda o Projeto Oficial Mirim, onde são atendidos 25 jovens, recebendo meio salário mínimo e que prestam serviço a 18 instituições na área governamental.

Para se ter ideia da dimensão desse trabalho da Secretaria, nesses primeiros 100 dias de 2013, foram atendidas no Programa Bolsa Família: 2.238 Benefícios desbloqueados; 1.657 Benefícios revertidos; além de 300 Benefícios bloqueados por descumprimento das condicionalidades do Programa.

Outros atendimentos especializados no setor proporcionaram aos usuários a conquistarem alguns benefícios, como: 821 declarações para desconto na conta de energia elétrica; 57 declarações para desconto na conta de água; 31 declarações para desconto na tarifa de telefone; 107 declarações para desconto de INSS; emissão de 41 carteirinhas do Idoso para viagens interestadual; e 303 declarações para cursos do Pronatec, Senai e Uaitec.

Para o atendimento especializado aos idosos, a SEDS instalou uma Fábrica de Fraldas, e hoje a distribuição das fraldas geriátricas confeccionadas e distribuídas se torna uma importante ação da Secretaria de Desenvolvimento Social. Só em 2013, foram produzidas e distribuídas 12 mil fraldas fabricadas às instituições: Lar do Idoso Padre Lino José Correr (1.720), AVCCI (2.000); Casa dos Velhos Bezerra de Menezes (1.720); Centros de Referência em Assistência Social (6.060); e Secretaria de Desenvolvimento Social – Emergências (500).

Junto a esse processo de Desenvolvimento Social existem ainda as ações do CREAS – Centro de Referência Especializada da Assistência Social, órgão coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que atua para atender com maior qualidade aos indivíduos com direitos violados encaminhados por vários órgãos de defesa e responsabilização.
Dentre outros trabalhos, já nestes primeiros 100 dias do ano, o CREAS realizou a confecção de 311 carteiras de passe livre de transporte urbano, de pessoas com deficiência, encaminhados pela ADEFI – Associação dos Deficientes Físicos de Ituiutaba.
O CREAS também deu atenção com visitas domiciliares, encaminhamentos e orientações às famílias e elaboração de relatórios para os órgãos de defesa de 162 idosos e de 68 pessoas com deficiência, através do setor da pessoa idosa e com deficiência.
O setor da criança e adolescente acompanha 25 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto encaminhados pelo Fórum; e deu mais qualidade também ao trabalho da equipe técnica municipal, com o apoio jurídico presente diariamente no órgão; Esta nova equipe atua nas instituições de acolhimento (casas lares) cuidando da rotina diária destas instituições específicas para adolescentes Casas Lares São João Batista masculina e feminina.
Em trabalho iniciado em parceria com a Polícia Militar, denominado Patrulha Solidária, foram embarcados com a concessão de 64 passagens, indivíduos de outros municípios que foram abordados em situação de rua.
“Esse é o papel da Secretaria de Desenvolvimento Social, trabalhar para que todos os cidadãos tenham seus direitos resguardados, além de oferecer ferramentas sociais adequadas para melhorem suas condições de subsistência, garantindo-lhes mais dignidade, humanização e qualidade vida”, finalizou a secretária Sônia Corrêa do Carmo.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br