Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Secretaria promove cursos para engenheiros agrônomos e florestais

 

Fonte: Prefeitura de Uberlândia
A Secretaria de Agropecuária e Abastecimento em parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA) e outros órgãos ligados à área estão realizando o 77º curso para habilitação de engenheiros agrônomos e florestais. O evento teve início no dia 15 e vai até o dia 19, sexta-feira, no auditório do Sindicato Rural de Uberlândia, das 8h às 18h, com intervalo para o almoço.
O curso tem o objetivo de capacitar engenheiros agrônomos e/ou florestais, de acordo com as respectivas áreas de competência profissional, para a emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidada (CFOC) no controle do trânsito interno, interestadual e internacional de material vegetal de banana, café (mudas), citros, uva, tomate, cucurbitácea (abóbora, melão, etc.), pinus, batata, semente e outros hospedeiros da mosca negra do citros. Tudo isso conforme o que determina a instrução normativa 55, de 04 de dezembro de 2007 do MAPA.
Durante o curso os participantes irão abordar temas como aspectos sobre classificação taxonômica da praga, monitoramento, tipos de armadilhas, levantamento e mapeamento da praga em condições de campo. Também estão no conteúdo do curso a identificação, coleta, acondicionamento e transporte da amostra, bioecologia, sintomas, sinais, plantas hospedeiras, ações de prevenção e método de controle. Os palestrantes são engenheiros de vários órgãos e locais de Minas Gerais que trabalham nestas áreas. A cada módulo, os profissionais participam de uma avaliação para testar os conhecimentos das equipes.

Programação:
17/4
- À tarde haverá uma discussão sobre os vírus PVX, PVY, PLRV, PVS e diversos insetos e fungos. Os palestrantes são os engenheiros Augusto Carlos dos Santos e Carlos Massaru Kato.
18/4
- Videira e café – Praga quarentenária A2, Xanthomonas campestri e Praga não quarentenária e bactérias, no período da manhã. À tarde, o tema é tomate, citros, cucurbitácea e pinus.
19/4
- Banana – Pragas quarentenárias. Palestrantes: Maria Eunice Assis Castro e Carlos Massaru Kato.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br