Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Secretaria Municipal de Saúde de Tupaciguara apresenta balanço de 100 dias de governo

 

Fonte: Prefeitura de Tupaciguara

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou este mês, aos vereadores, entidades, clubes de serviços, diretoria do Hospital São Lucas e imprensa, o balanço dos 100 dias de governo da prefeita Edilamar Novais.

Nos meses de janeiro, fevereiro e março a rede municipal aumentou os atendimentos e cerca de 30% da população foi beneficiada com os serviços na área de saúde. O relatório mostra que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão funcionando com médicos e medicamentos disponíveis a toda a população e que o contrato com o Hospital São Lucas já foi renovado.

Uma das grandes novidades apresentada foi a implantação do Monitor Holter, um dispositivo portátil que monitora continuamente a atividade elétrica cardíaca de pacientes, algo novo no município. Outra conquista importante foram as cirurgias de catarata em pacientes que aguardavam a aproximadamente quatro anos, no total 39 procedimentos foram realizados. O aparelho de Ultrassonografia parado a mais de 03 anos voltou a funcionar já no primeiro mês de administração. A prefeita Edilamar Novais Borges afirmou que continuará buscando recursos e falou do empenho em contratar mais médicos. “Estamos nos organizando financeiramente para contratação de mais médicos, por isso não podemos ter ansiedade de querer fazer tudo de uma vez, porque estamos conscientes que primeiro temos que equilibrar os gastos públicos e não podemos dar um passo maior do que devemos. Meu interesse é qualificar mais a saúde em Tupaciguara. Nós queremos que o hospital trabalhe com estímulos, para isso precisa de incentivo e esse incentivo passa por pagamentos em dia e isso a prefeitura está fazendo”, completou a prefeita.

A SMS encaminhou pacientes para realizarem cirurgias de alta complexidade cardiológicas, entre elas: 10 cateterismos, 03 angioplastias, 02 cirurgias cardíacas, 02 arteriografias, 29 marca-passos. Nos tratamentos fora do município a assistência social da SMS conseguiu encaminhar 3.800 pessoas, até a presente data, para tratamento de especialidades médicas, todos transportados para os municípios de referência. Em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Paranaíba (AMVAP) foram realizados os seguintes exames: 25 colonoscopias, 48 ecocartodiogramas, 48 endoscopias, 5 holter 24 horas, 9 testes ergométricos, 6 densitometria óssea, 6 duplex scan, 4 eletroencelafogramas, 1 mapeamento cerebral, 6 eletroneuromiografia, 72 mamografias, 9 rx constrastados (urografia escretora/urettroscistografia), 17 Ultrasonografia (morfológico, com doppler, ombro...), 9 ressonâncias magnética s sem anestesia, 1 ressonância magnética com anestesia, 12 tomografias computadorizadas sem anestesia, 01 tomografia computadorizadas com anestesia


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br