Desenvolvimento equilibrado é objetivo da região metropolitana

 

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

A criação da região metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba foi uma das pautas da reunião entre os prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Rio Grande (Amvale), no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba. O prefeito de Uberlândia e presidente da Amvap (Associação da Microrregião dos Municípios do Vale do Paranaíba), Gilmar Machado, participou do encontro que busca traçar objetivos para a estruturação do projeto.
Três secretarias municipais participam diretamente da viabilização em Uberlândia: Desenvolvimento Econômico e Turismo, Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia e Governo. Os executivos da Amvap e da Amvale vão trabalhar juntos para realizar ações uniformes na região também com esse intuito.
O principal ponto para consolidar a região metropolitana é a criação de uma Agência de Desenvolvimento Regional para estruturar projetos que atraiam investimentos e captem recursos para os municípios. “Assim podemos melhorar a infraestrutura das cidades, crescer de forma organizada e solucionar os problemas comuns. Precisamos apoiar as cidades do nosso entorno para que elas cresçam e fazer com que a universidade chegue nesses lugares também”, explicou Gilmar Machado.
Para o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, é importante que as cidades tenham, além do planejamento específico, um planejamento conjunto. “Ninguém avança sozinho. A região metropolitana tem esse viés de executar um programa que seja bom para todos os municípios. Por exemplo, o gasoduto; se estivermos juntos ficamos mais fortes para que esse projeto se consolide o mais rápido possível”, afirmou.
Também presente em Uberaba, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, apresentou total apoio ao projeto para que os municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba possam dar um grande salto de qualidade. A região já é caracterizada pelo imenso potencial de agronegócio, riqueza hídrica e posição estratégica. “Onde tem projeto bom, não falta recurso”, avaliou.
Rodrigues ainda destacou a liderança dos prefeitos Gilmar Machado e Paulo Piau frente às associações dos municípios e à gestão de grandes cidades. “Cidade-polo é responsabilidade e tanto o Gilmar quanto o Piau se posicionam de forma republicana, em solidariedade aos municípios da região”, completou.
O debate continua no próximo dia 20 em audiência pública com presença de técnicos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A audiência será realizada pela manhã em Uberlândia, na Câmara Municipal, e à tarde em Uberaba.
Segurança Pública
A integração dos municípios é um passo para solucionar mais facilmente os problemas típicos das cidades. A segurança é uma das principais preocupações do prefeito de Veríssimo, Reinaldo Sebastião Alves, que acredita no sucesso do projeto. “Nós de cidade pequena dependemos muito do apoio desses prefeitos. Aqui é o lugar que vamos tentar amenizar e criar caminhos para combater os criminosos que atacam a região”, observou.
O Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba têm sido preocupação das polícias Militar, Civil e Federal quanto ao tráfico de drogas, que é facilitado pela geografia e topografia local, além da falta de fiscalização do espaço aéreo. A abundância de pistas de pouso e decolagem nas zonas rurais tem contribuído para o tráfico, devido ao barateamento dos custos de pulverização aérea. Com a integração dos municípios será possível captar mais recursos e apoio para o investimento em segurança pública, de acordo com os representantes das polícias presentes na reunião.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br