Audiência Pública para a criação da região Metropolitana do Triângulo é realizada em Uberlândia

 

Evento na Câmara Municipal de Uberlândia contou com presidentes e representantes da  da Assembleia Legislativa de MG, da AMVAP e  AMVALE

Por Fabiene Silva

A audiência pública realizada hoje, 20/05,  no Plenário da Câmara Municipal de Uberlândia reuniu o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais deputado Dinis Pinheiro, o prefeito de Uberlândia e presidente da Amvap Gilmar Machado, o prefeito de Uberaba Paulo Piau,  além da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e demais prefeitos, vices, autoridades e deputados da Região.
A deputada estadual Liza Prado(PSB), autora do Projeto de Lei Complementar (PLC) 32/12, que também foi autora do requerimento de audiência pública nas duas cidades que cria a região metropolitana do Triângulo Mineiro, abriu a audiência com a finalidade de ouvir  sugestões e  esclarecer as dúvidas dos presentes sobre o atual projeto. “A proposta pretende facilitar investimentos na região e unir interesses econômicos e políticos para viabilizar projetos que beneficiem toda a região. De acordo com PLC 32/12,  o projeto objetiva a criação de órgãos que, de forma abrangente, venham disciplinar e normatizar serviços que repercutam além do âmbito de cada município membro e que possam provocar impacto no desenvolvimento de toda a região”, disse a deputada Estadual.
Além de Uberaba e Uberlândia, fazem parte dessa região metropolitana os municípios de Araguari, Monte Alegre de Minas, Prata, Indianópolis, Veríssimo, Campo Florido, Tupaciguara e Canápolis.
A proposta já está sendo discutida pelas autoridades municipais, que criaram duas comissões, uma em Uberlândia e outra em Uberaba, e devem apresentar suas análises em um relatório a ser entregue no segundo semestre deste ano. As audiência públicas serão importantes para que as comissões criadas troquem informações entre si e com a sociedade civil.
A possibilidade de novas  emendas, para um projeto substitutivo, que complementa o atual projeto na Comissão da Assembleia Legislativa, não foi descartada. “ Nossa intenção não é separar e sim integrar 66 municípios para que possamos promover o desenvolvimento regional” , disse Liza Prado.
O prefeito de Uberlândia e presidente da Amvap Gilmar Machado, juntamente com o prefeito de  Uberaba Paulo Piau e representantes do movimento de criação da região metropolitana, relataram a imprensa sobre a posição estratégica do Triângulo Mineiro no país e  ressaltaram a importância dessa luta para a região. “Temos  infraestrutura e potencialidades adequadas  para o futuro de Minas e do Brasil, então porque não promovermos esse desenvolvimento!?”, disse Gilmar Machado.
De acordo com o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, o trabalho em parceria, unindo deputados da Região do Triângulo, prefeitos, empresários, associações comerciais, sindicatos, dentre outros, contribui no sentido de integrar  ações,  de modo a criar uma rede que vai unir ainda mais os municípios da região. “ A idéia é elaborar um grande projeto para fazermos Minas e um Triângulo forte, junto às inúmeras potencialidades já existentes, boas rodovias, indústrias, grandes empresas, sistema de transporte aéreo consistente”, concluiu Piau.
Além de Uberlândia, outras reuniões também  serão realizadas em parceria com todos os deputados do Triângulo,  objetivando a discussão do assunto em municípios da região.
Entenda o andamento do processo
Após a realização das audiências públicas nas cidades pré definidas, as propostas do projeto para a criação da região Metropolitana do Triângulo Mineiro, serão encaminhadas a Comissão de Constituição e Justiça para análise. Após avaliação da constitucionalidade do documento e votação em dois turnos, o projeto é sancionado pelo Governador para viabilização de um estudo técnico, e a instalação de agências nos municípios da região metropolitana.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br