Habitação coloca Ituiutaba como destaque nacional

 

Fonte: Prefeitura de Ituiutaba

O empenho do prefeito Luiz Pedro Corrêa do Carmo, juntamente com as Secretarias Municipais de Obras e Serviços Públicos, de Planejamento e de Desenvolvimento Social, tem mostrado ao Governo Federal, por intermédio do Programa Minha Casa Minha Vida, o grande potencial de crescimento vivido pelo município nos últimos anos, levando Ituiutaba a ser destaque nacional no setor.

Os dados foram apresentados nas últimas semanas durante Conferência do Ministério das Cidades, que colocou Ituiutaba como uma das cidades com o maior número de casas construídas e projetos em Desenvolvimento no Programa do Governo Federal, observando a proporção populacional.

Com a função de amparar as famílias que se encaixam no Programa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, sob a direção de Sonia Correa do Carmo tem papel fundamental nesse trabalho, a qual, desde o primeiro dia deste ano, tem trabalhado muito com uma demanda espontânea de aproximadamente 20 a 30 pessoas por dia de atendimento na Secretaria, onde os usuários buscam informações mais complexas do funcionamento do programa Minha Casa Minha Vida, COHAB e PHIS (PLANO Habitacional de Interesse Social), além de orientações e dúvidas.

De acordo com levantamento feito pelo setor nesse início de ano, a fim de realizar laudos periciais a pedido da Secretaria de Planejamento, visitas foram feitas a famílias, onde foi diagnosticada situação de risco em áreas com possibilidade de desabamento, e estas famílias foram incluídas no Programa Minha Casa Minha Vida.

A Secretaria tem trabalhado também com palestras informativas do programa Minha Casa Minha Vida, através da Portaria Ministérios das Cidades nº 465/2011 e Portaria Ministérios das Cidades nº 610/2011/ Campus UFU, Conselho do Idoso e funcionários dos CRAS e SEDS.

Também foi realizado, através do Sistema de Habitação, a listagem dos inscritos em 2012 e o devido encaminhamento à Caixa Econômica Federal.

Ainda nesse setor, está sendo aplicado instrumental no Residencial Tupã (84 unidades), para avaliar a situação atual das famílias e o índice de vulnerabilidade comparado com a entrega do imóvel em 2009. Como importante questão social, está sendo trabalhada a escritura do imóvel dos moradores que residiam na Canalização do Ribeirão São José.

Para se ter ideia, um levantamento recente feito pela ASCOM junto à Caixa Econômica Federal, revelou um montante de 7.662 moradias em Ituiutaba, sendo: Entregues: Buritis – 328, Carlos Dias Leite – 232, Tupã – 84, Canaã I – 500, Canaã II – 500, Portal dos Ipês – 600; Em construção: Nadime Derze I – 331, Nadime Derze II – 500, Jardim Europa – 380, Nova Ituiutaba I e II – 997, Camilo Chaves – 600; Em análise da CEF: Gilca Vilela – 380, Marcondes Bernardes – 230, Jardim Primavera I e II – 1.000, Setor Leste – 1.000.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br