Elevação do IDH para 1.2 premia Ituiutaba em Paris

 

Fonte: Prefeitura de Ituiutaba

Ituiutaba está entre as cidades brasileiras que adotaram medidas simples e eficazes para elevar o IDH, desenvolvimento autossustentável, captação de recursos no exterior, qualidade de vida, são alguns dos temas em pauta  no seminário  internacional «A Cidade e o Mundo»,  que acontece entre 12 e 14 de julho em Paris e cidades próximas. Na edição anterior o evento reuniu representantes de quatro das cinco regiões brasileiras, entre prefeitos, secretários, empresários e personalidades do Brasil e da França.

De acordo os organizadores, o evento é uma oportunidade para as cidades e regiões brasileiras divulgarem seus atrativos às vésperas de dois grandes acontecimentos, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que deverão atrair milhões de turistas, investidores e interessados ao Brasil nos próximos anos.

Para o Instituto Castro Alves, cerca de 20% das cidades brasileiras apresentam IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) equivalente ao de países do primeiro mundo. Em sua maioria, localizadas no sul e sudeste, elas apresentam resultados qualitativos em natalidade, expectativa de vida, ensino, segurança, trabalho e cultura. O desafio de melhorar os indicativos persiste, porém, para as outras 80% e para o Brasil como um todo.

O guia “Citis of Brazil: To visit, to invest and to live” é fruto de três anos de trabalho de um grupo que inclui sociólogos, jornalistas, advogados e profissionais de relações internacionais, entre outros, em sua maioria vivendo nos EUA, Canadá, Europa, Japão e Austrália.

A obra está sendo editada em inglês para circular em duas edições em 2014, uma a ser lançada no exterior, em janeiro, e a outra no Brasil, em junho, tendo como público alvo os estrangeiros interessados em descobrir outro lado do Brasil diferente dos estereótipos habitualmente divulgados no mundo e os brasileiros que vivem no exterior, mas programam um retorno ao país de origem.

Um questionário está sendo enviado a cada uma das cidades, previamente selecionadas após o cruzamento de diversos indicadores que as posicionam como polos de desenvolvimento regional, para completar o levantamento que indica, no perfil de cada localidade, a vocação econômica, o melhor setor para investimento e as facilidades oferecidas pelo poder local.

"As cidades são obras de arte coletivas, com a ação do homem sobre a natureza. E os administradores são os pintores da paisagem, os maestros das sinfonias e os diretores dos espetáculos". A frase é do presidente do Institut Castro Alves, Wilson Silva, quando começa a contagem regressiva para mais um evento que tem como objetivo colaborar para a abertura de mentalidades e a troca de experiências entre gestores e personalidades.

 


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br