Palestra sobre sustentabilidade dá início a semana do meio ambiente

 

Fonte: Secom Uberlândia

Conscientizar, valorizar e preservar o meio ambiente. Estas são etapas primordiais para o crescimento econômico e a sustentabilidade. Esses temas foram abordados na palestra de abertura da 6ª Semana do Meio Ambiente no Parque Victorio Siquierolli, em Uberlândia. Também foi apresentado um case de Gestão Ambiental da empresa Uberlândia Refrescos.
O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Instituto Victorio Siquierolli e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Durante a palestra, Mildo Magno, da Eki Quality, falou do consumo desenfreado da população sem avaliar os impactos ambientais que isso pode acarretar. Segundo ele, é preciso rever uma gama de conceitos quanto as questões que envolvem o meio ambiente. “Em 1972 já se falava em sustentabilidade, mas parecia algo tão distante, e hoje estamos colhendo os frutos da falta de preparo e conscientização. A natureza dá resposta aos maus tratos que recebe e, às vezes, de forma bem destruidora”, disse.
Desenvolver e executar projetos voltados para o desenvolvimento sustentável é a melhor forma de preservação do meio ambiente. Os especialistas explicam que ações de compensação também auxiliam no processo para um planeta melhor para se viver. Além disso, a sustentabilidade favorece na economia global dos países. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que em 2025 três bilhões de pessoas estarão com escassez de água potável.
O Parque Victorio Siquierolli possui uma área de aproximadamente 233 mil m² e foi doado ao Município como um local de preservação do meio ambiente. A localização estratégica do parque é fundamental para a cidade. Simone Siquieroli, filha de Victorio Siquieroli, frisou que durante 60 anos toda a mata fechada foi preservada. Hoje, o local é público e utilizado para educação ambiental com trabalhos da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que é responsável pelo Museu de Biodiversidade. “Aqui é um dos espaços destinados para aprendermos muito sobre o meio ambiente, como outros parques da cidade, com um diferencial: estamos no ‘coração’ do perímetro urbano e industrial. Isso também é compensação para a natureza”, disse Simone. O vice-prefeito, Paulo Vitiello, participou da palestra e ressaltou a preocupação da Administração com a questão ambiental. “Nós temos consciência da necessidade de preservar o meio ambiente e investirmos na sustentabilidade. É um legado que vamos cuidar e conservar”, frisou.
Segundo os palestrantes Mildo Magno e Toni Carlos, ainda há muito para ser feito. Hoje, o Brasil ocupa a sexta economia do mundo, mas é o quarto maior emissor de gases poluentes. Em 2050, se não houver mudanças drásticas, há uma projeção em que o país irá ocupar o quarto lugar no ranking econômico, mas também estará equiparado no que diz respeito a poluição. A solução, aponta especialistas, é unir forças entre os poderes públicos constituídos e empresas da iniciativa privada e população na elaboração e construção de pequenos projetos que visem a sustentabilidade. Ao concluir a palestra, Mildo Magno lembrou que até 31 de agosto de 2014 todos os municípios brasileiros deverão ter implementado a coleta seletiva e não poderão mais manter lixões nos centro urbanos.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br