Cultura do girassol é destaque da safrinha 2013 em Capinópolis

 

Fonte: prefeitura de Capinópolis

Pelo que tudo indica, a safrinha 2013 vai elevar o nome de Capinópolis a nível de estado, onde a cidade será a maior produtora de girassol de Minas Gerais. Os produtores investiram a maior área em sorgo, com 12 mil hectares; milho vem em segundo com 5,7 mil ha e, desta vez, o girassol aparece numa área maior: 2,5 mil ha.
Os produtores estão otimistas com a produção. Para a produtividade bater recordes, precisa ocorrer uma mudança no clima. "Estamos apreensivos aguardando aquela chuva de final de maio e começo de junho", disse a engenheira agrônoma da Emater, Waldeny Maria da Luz Ribeiro. "Tem muito sorgo soltando o cacho e essa chuva será importante", acrescenta.
Segundo dados da reunião do IBGE, realizada em 15 de maio, no Escritório da Emater, em Capinópolis, esta safrinha deverá apresentar uma boa produção. Sorgo com 3,500 kg por ha; milho com 5,500 kg/ha e a produtividade do girassol deve chegar a 1,800 kg/ha.

Girassol
O girassol começou a ser plantado na safrinha do ano passado, com adesão de poucos agricultores. Neste ano, a área chegou a 2,5 mil hectares. Os produtores estão animados, pois a venda é casada; a produção já está vendida para a Caramuru, no estado de Goiás.
Nesta safrinha, a cultura do girassol vai levar o nome de Capinópolis a nível de maior produtor do estado de Minas Gerais, com uma produção de 5 mil toneladas.

Sorgo
Tradicionalmente, a maior área da safrinha é do sorgo. A região do Triângulo Mineiro é a maior do estado de Minas Gerais, com uma área de 71.715 hectares de sorgo na safrinha e uma produção de 205.865 toneladas e um rendimento de 2,871 kg/ha.
Capinópolis é o segundo maior produtor de sorgo safrinha, ficando atrás apenas de Unaí, no noroeste do estado, com uma produção de 72 mil toneladas; Capinópolis vem em segundo com uma produção de 42 mil toneladas

 


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br