O VII Simpósio de Turismo Sertanejo conta com a participação da Prefeitura

 

Fonte: Prefeitura de Ituiutaba

É fato que turismo é um importante fenômeno social, que nos últimos anos tem se apresentado bastante dinâmico no Brasil, ainda que com diferenças muito substanciais entre as diversas regiões brasileiras. Em Ituiutaba, falando principalmente do Turismo Sertanejo, vislumbra-se um grande potencial, já que o município possui uma vasta área rural com inúmeras comunidades, belezas e riquezas naturais. A participação efetiva da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços, no VII Simpósio de Turismo Sertanejo, se deu com uma amostra de moveis e objetos sertanejos, típicos de nossa região, mostrando quanta diversidade o município tem a oferecer.

O evento foi realizado pelo curso de Geografia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/Universidade Federal de Uberlândia e a GS Consultoria, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Turismo, Espaço e Estratégias de Desenvolvimento Local, da referida Instituição. Vale ressaltar que esse é um evento de abrangência nacional que reúne alguns dos maiores especialistas brasileiros em turismo, estudos comunitários e desenvolvimento local, e se constitui em um importante fórum que contribui de forma crítica e consistente para a formação de novos pesquisadores nas áreas de turismo, cultura e manejo sustentável das paisagens naturais de interesse turístico.

Em sua sétima versão, o Simpósio de Turismo Sertanejo inovou ao realizar este evento pela primeira vez fora da Região Nordeste do Brasil, o que abre portas para discutirmos mais profundamente temas de interesse dos biomas do Cerrado e do Pantanal.

A mesa de abertura oficial do VII Simpósio de Turismo Sertanejo, contou com a presença do Diretor da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/Universidade Federal de Uberlândia, Prof. Dr. Armindo Quillici Neto; do Coordenador do Curso de Geografia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/Universidade Federal de Uberlândia, Professor Dr. Vitor Koiti Miyazaki; do Professor do Curso de Geografia da FACIP/UFU e Coordenador Geral do VII Simpósio de turismo Sertanejo, Prof. Dr. Anderson Pereira Portuguez; do secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço de Ituiutaba, Dênis Andrade de Freitas;  e do representante da Comissão Organizadora do VII Simpósio de Turismo Sertanejo, o acadêmico Bruno de Freitas.

“O turismo tem crescido muito, as estatísticas comprovam isso, mas falar do Turismo Sertanejo ainda é embrionário para nós. Contudo, olhando a construção de nosso município, que é constituído por mais de 53 mil alqueires mineiros, por volta de 258 mil hectares, com muitas riquezas e diversidades paisagísticas indescritíveis, eu sempre vejo a possibilidade de desenvolver, com muito sucesso, o turismo sertanejo. Ainda visando fortalecer o turismo, oferecendo à população novas opções de lazer, a prefeitura, em parceria com a classe empresarial da cidade, conseguiu uma unidade do Sesc para Ituiutaba, o que é mais um fator que acredito que vai fomentar, ainda mais, o turismo em nossa região. Além do que, temos um povo gentil, hospitaleiro e participativo, o que para o Turismo Sertanejo é fundamental”, concluiu o secretário Dênis Andrade.

Na abertura oficial, houve uma apresentação cultural da Orquestra Viola UAI. Além disso, foi realizada uma exposição de produtos artesanais regionais, realizada pela Prefeitura Municipal de Ituiutaba e seus parceiros.    


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br