Prefeitura lança campanha de combate à violência contra o idoso

 

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

Em comemoração ao 15 de junho, Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Ministério Público, Universidade Federal de Uberlândia e Conselho Municipal do Idoso, organizou uma semana para refletir sobre o tema. A abertura da campanha foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal, na tarde de segunda-feira (10/06),  teve na programação uma palestra sobre o enfrentamento à violência, ministrada pelo assessor técnico do Ministério da Saúde, Wendel Rodrigo Teixeira.
Até o final da semana, a prefeitura, juntamente com as instituições parceiras, vai promover atividades culturais, blitze de conscientização e distribuição de material educativo em ruas e locais públicos. A relevância do tema pode ser comprovada pela quantidade de agressões registradas em Minas Gerais. No Estado, a violência contra a pessoa idosa é a segunda em número de denúncias, atrás apenas da violência contra a criança. Dados ainda apontam que diariamente morrem no Brasil 35 idosos vítimas de violência. E no ano de 2025, o país será o sexto maior do mundo em população idosa. “Logo, isso se torna uma responsabilidade de governo”, apontou Murilo Ferreira, secretário municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho.
Em Uberlândia, 4.560 idosos participam dos grupos nos Centros de Convivência do Idoso. Os três espaços instalados nos bairros Laranjeiras, Luizote de Freitas e Guarani, assim como o Centro de Referência no bairro Brasil (Ceai 1), oferecem atividades recreativas, culturais e esportivas. A proposta desses ambientes é fortalecer vínculos para a pessoa idosa a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de risco social. A pasta também está capacitada para acompanhar a situação cotidiana do público da terceira idade.
De acordo com Murilo Ferreira, essa ação é necessária, pois a violência não é só física. “É também psicológica, a partir do desrespeito no ônibus, na faixa de pedestres, nos centros comerciais e do abandono financeiro pelos familiares. A maioria dos casos acontece no interior da família. Não podemos encarar isso de maneira natural; temos de fazer um enfrentamento. O governo tem trabalhado em parceria para desenvolver projetos que atinjam a população de maneira positiva”, completou.
Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho tem passado por mudanças para ampliar a qualidade dos serviços disponibilizados à população. Os profissionais têm autonomia para desenvolver o trabalho técnico. Nessa corrente, a prefeitura ainda planeja aumentar o número de vagas e atividades nos Centros de Referência para dobrar a quantidade de pessoas atendidas. “Trabalhamos para seguir em frente, melhorando e, aquilo que está funcionando, será mantido. Agora os resultados começarão a aparecer. Em uma cidade que educa, é preciso ensinar a respeitar, a não aceitar a violência contra o idoso. Devemos assegurar os direitos para que todos possam ser de fato respeitados, viver mais e melhor”, declarou o prefeito Gilmar Machado.
O cuidado com o idoso também se mostra ativo na área da saúde. A população da terceira idade tem prevalência maior a doenças cardiovasculares, depressão e quedas. A prefeitura desenvolve programas de melhoria à qualidade de vida nas unidades básicas e de atendimento integrado. O secretário municipal de Saúde, Almir Fontes, reforçou as ações do governo para cuidar do público da terceira idade, exemplificando com os Centros de Saúde Mental, Programa DST/AIDS e Núcleo de Hipertensão e Diabetes. Para estabelecer ações de prevenção a doenças, Almir Fontes comentou também sobre o aprimoramento na rede municipal.
“Todo idoso tem que ter o melhor acesso à saúde e temos feito isso desde que estamos à frente da prefeitura. Vale destacar também que as condições podem ser melhoradas através de ações simples, como atividade física. Está comprovado que o exercício melhora a qualidade do sono e do humor, reduz a chance de diabetes e de desenvolver pressão alta. A secretaria vai promover ao longo do ano parcerias para estimular a atividade física na cidade”, explicou o secretário e médico cardiogeriatra, que sinalizou sobre um trabalho em conjunto com a Atividade Física e Recreativa Para a Terceira Idade (Afrid/UFU).

Programação da Semana de Combate à Violência Contra o Idoso

11/06/13

12h às 17h

Apresentações Culturais e Entrega de Folders

Palco da Cultura no Centro Administrativo da Prefeitura – Bloco II – 1º Piso

13/06/13

08h30 às 11h

13h às 16h

Blitz de Conscientização

Apresentações Culturais e Entrega de Folders

Av. Rondon Pacheco – altura do Viaduto da Rua Duque de Caxias.
Terminal Central – Praça de Alimentação do Pratic Shopping

14/06/13

08h30 às 11h

Marcha Educativa, Prestação de Serviços e entrega de materiais educativos

8h30 - Concentração na Praça Clarimundo Carneiro
09h - Saída com destino a Praça Tubal Vilela
9h30 – Chegada na Praça Tubal Vilela e prestação de serviços e entrega de materiais educativos.

 

 


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br