Amvap lança agenda de cursos do Programa Capacitação em Governança

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O ano de 2017 começou com uma extensa programação de cursos promovidos pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap. Ao todo serão seis cursos de capacitação voltados para as administrações municipais. Os encontros acontecem já a partir do próximo dia 17 de janeiro quando será promovido o curso “Os 100 primeiros dias de Gestão nas Secretarias Municipais”.

Os cursos são promovidos pela Amvap por meio do Departamento de Assessoria Jurídica e de Gestão Pública. Podem participar gestores públicos, secretários, assessores ou qualquer outro servidor público ligado a gestão pública municipal dos 24 municípios que integram a Amvap.

As inscrições podem ser feitos por telefone ou email.

(34) 3213.2433  //  amvap@amvapmg.org.br

13-01 Cursos Amvap

Confira a programação completa de cursos:

CURSO:  OS 100 PRIMEIROS DIAS DE GESTÃO NAS SECRETARIAS MUNICIPAIS

DATA: 17 E 18/01/2017

HORÁRIO: 8H ÀS 17H30 (CARGA HORÁRIA: 16 HORAS)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

– Principais procedimentos a serem adotados pelos Secretários Municipais na gestão das secretarias

– Acompanhamento de Receitas e Despesas das Secretarias Municipais

– Rotinas administrativas para gestão das Secretarias Municipais

 

CURSO:  PREGÃO & FORMAÇÃO DE PREGOEIRO

DATA: 19/01/2017

HORÁRIO: 8H ÀS 17H30 (CARGA HORÁRIA: 8 HORAS)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

·                     Conceitos Básicos;

·                     Não utilização e utilização do pregão;

·                     Princípios Constitucionais;

·                     Princípios Introdutórios da Lei de Licitações;

·                     Princípios Introdutórios da Lei de Pregão;

·                     Legislação;

·                     Objetivos para economizar no Pregão;

·                     Particularidades do Pregão;

·                     Novidades;

·                     Decisões;

·                     Opções;

·                     Formas de negociação;

·                     Fase Interna: Instauração do Pregão;

·                     Requisitos do Pregoeiro e da Equipe de Apoio;

·                     Perfil do Pregoeiro;

·                     Fase Externa: convocação, elaboração do aviso, publicação do aviso e impugnação do edital;

·                     Situações Reais;

·                     Competição e Julgamento;

·                     Habilitação Jurídica/ Qualificação Técnica/ Qualificação Econômico-Financeira/ Regularidade Fiscal/ Certificado de Registro Cadastral – CRC / Habilitação de ME e EPP/ Inabilitação;

·                     Recursos;

·                     Tratamento diferenciado às MEs e EPPs pela Lei Complementar nº123/2006;

·                    Adjudicação/ Homologação.

 

CURSO:  SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO E ENCONTRO DO CONSELHO INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – CIE/AMVAP

DATA: 24/01/2017

HORÁRIO: 8H30 ÀS 17H (CARGA HORÁRIA: 8 HORAS)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

·                     Estrutura Legal da Secretaria.

·                     Normas sobre Fundos Municipais.

·                     Normas sobre Conselhos Municipais.

·                     Gestão as normas da Área de Pessoal.

·                     Gestão de Compras e Contratos.

·                     Planejamento Estratégico para a Secretaria.

·                     Transparência e Acesso à informação.

·                     Gestão de recursos: o que pode e o que não pode ser pago com cada recurso.

·                     Noções sobre as peças orçamentárias.

 

CURSO:  SECRETÁRIOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E ENCONTRO DO CONSELHO INTERMUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CIAS/AMVAP

DATA: 25/01/2017

HORÁRIO: 8H30 ÀS 17H (CARGA HORÁRIA: 8 HORAS)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

·                     Estrutura Legal da Secretaria.

·                     Normas sobre Fundos Municipais.

·                     Normas sobre Conselhos Municipais.

·                     Gestão as normas da Área de Pessoal.

·                     Gestão de Compras e Contratos.

·                     Planejamento Estratégico para a Secretaria.

·                     Transparência e Acesso à informação.

·                     Gestão de recursos: o que pode e o que não pode ser pago com cada recurso.

·                     Noções sobre as peças orçamentárias.

·                     CRAS e CREAS

 

CURSO: SICONV – SISTEMA DE GESTÃO DE CONVÊNIOS E CONTRATOS DE REPASSE DO GOVERNO FEDERAL (DO CADASTRO À PRESTAÇÃO DE CONTAS)

DATA: 1ª ETAPA: 26 E 27/01/2017 | 2ª ETAPA: 16 E 17/02/2017

HORÁRIO: 8H ÀS 17H30 (CARGA HORÁRIA: 32 HORAS)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1ª ETAPA:

Contextualização;

Legislação – A importância de conhecer;

Cadastro de Perfis;

Divulgação de Programas;

Projetos, Plano de Trabalho e Proposta;

Roteiro Básico para Apresentação de Projetos;

Memória de Cálculo;

Proposta;

Plano de Trabalho.

2ª ETAPA:

Execução;

Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV);

Registro de Ingresso de Recursos;

Relatórios de Execução;

Ajustes do Plano de Trabalho;

Termo Aditivo;

Rendimentos de Aplicação;

Fiscalização;

Prestação de Contas.

 

CURSO:  LICITAÇÃO E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

DATA: 31/01 E 01/02/2017

HORÁRIO: 8H ÀS 17H30 (CARGA HORÁRIA: 16 HORAS)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

– Conceito

– O que licitar? Por que licitar? Quem deve licitar? Como licitar?

– Princípios Constitucionais e da Lei Federal nº 8.666/1993 aplicáveis à Licitação e ao Contrato Administrativo

– Vedações

– Responsáveis pela Licitação

– Comissão de Licitação, Pregoeiro e Equipe de Apoio

– Definição de Objeto de Licitação

– Estimativas de Valor de Contratação

– Modalidades de Licitação

– Fracionamento de Licitação

– Licitação Dispensada, Dispensável e Inexigível

– Credenciamento via Inexigibilidade de Licitação

– Tipos de Licitação

– Sistema de Registro de Preços

– Fases da Licitação

– Obras e Serviços de Engenharia

– Compras

– Elaboração do Ato Convocatório

– Parecer Jurídico em Licitações e Contratos Administrativos

– Publicidade e Publicações

– Participação na Licitação

– Recebimento dos Envelopes

– Credenciamento

– Habilitação dos Licitantes

– Registro Cadastral

– Apresentação e Julgamento das Propostas

– Cálculo de Preço Inexequível e da Garantia Adicional para Obras e Serviços de Engenharia

– Recursos Administrativos

– Homologação e Adjudicação

– Revogação, Anulação e Impugnação

– Tratamento Diferenciado às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei Complementar nº 123/2006)

– Contratos Administrativos

– Garantias Contratuais

– Alterações Contratuais

– Execução Contratual

– Inexecução e Rescisão Contratual

– Sanções Administrativas e Tutela Judicial

– Penalidades