Ações de conscientização e prevenção marcam o dia municipal de combate a dengue em Uberlândia

Nossos Municípios

No dia Municipal de Combate à Dengue (19/11), a Prefeitura Municipal de Uberlândia uniu esforços para combater os focos do mosquito transmissor da doença. A concentração das atividades foi na Escola Municipal Hilda Leão Carneiro, no Bairro Morumbi, e teve por objetivo mobilizar os moradores para contribuir com as ações de prevenção realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) o ano todo, já que os focos dos mosquitos estão concentrados nas residências.

Além das ações de conscientização na escola com a participação dos estudantes e da comunidade, cerca de 60 agentes do CCZ percorreram os domicílios no bairro. “Os cuidados devem ser diários nas residências. Estas ações conjuntas evitam que Uberlândia promove a saúde de milhares de pessoas. Mas é preciso que em cada casa, os moradores façam sua parte e eliminem os pontos de água parada”, disse o prefeito Gilmar Machado.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A Secretaria de Serviços Urbanos realizou a limpeza dos bueiros das vias do bairro, assim como a limpeza de alguns lotes vagos. A blitz educativa, promovida pela Secretaria de Trânsito, levou orientações sobre a prevenção da dengue para os motoristas que trafegavam no local. “Mudanças de comportamento começam com ações de educação e conscientização. Por isso é importante que cada aluno da Escola Municipal Hilda Leão Carneiro compartilhe com sua família a importância de eliminar os focos da dengue dentro das residências, da população seguir as orientações dos agentes do CCZ e juntos unir forças para combater os criadouros do mosquito”, disse o secretario municipal de saúde, Almir Fontes.

As ações de hoje simbolizam o trabalho contínuo do município para evitar os criadouros do mosquito da dengue. Até o mês de outubro deste ano foram realizadas mais de 600 mil visitas domiciliares pelos agentes do CCZ. Também foram realizadas mais de 1600 captações de chaves para visitas em imóveis fechados, coletados mais de 178 mil pneus em borracharias e residências, feitas ações de bloqueio com o UBV leve e o UBV pesado (Fumacê) e controle biológico com peixe de grandes recipientes como piscina e bebedouros de animais em desuso.

Todas as ações são feitas em beneficio das pessoas e efetivadas com a participação de cada cidadão. “Se o morador deixa de dar atenção aos criadouros do mosquito da dengue após a visita do agente de controle de zoonoses a população do mosquito pode crescer e, por consequência, aumentar os casos da doença no município”, disse a coordenadora do CCZ, Ana Claudia Borges.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O Aedes Aegypti, mosquito conhecido como transmissor do vírus da dengue, também é responsável pela transmissão do vírus chikungunya. O período de incubação dos dois vírus é de sete dias em média e os sintomas de ambas as doenças são parecidos, havendo relato de dores nas articulações mais agudas entre os pacientes com febre chikungunya. A rede municipal de saúde capacitou cerca de 180 profissionais para o diagnóstico precoce e o tratamento das enfermidades. O importante é que ao apresentar sintomas das doenças, a pessoa procure uma unidade de saúde imediatamente.

Sintomas da dengue e febre chikungunya:

Febre aguda acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas

– Cefaleia (dor de cabeça)

– Dor muscular e nas articulações

– Exantema (vermelhidão da pele)

– Dor retro orbital (dor atrás dos olhos)

O tratamento para ambas as doenças é ingerir muito liquido, tomar medicamento para febre e dor mediante orientação médica e repouso.

Como prevenir contra dengue e febre chikungunya:

A doença é transmitida pela picada do mosquito infectado pelo vírus da dengue ou chikungunya. O melhor modo de prevenir é eliminar os criadouros do transmissor com medidas simples:

– Trocar a água dos jarros de flores diariamente e manter seco os pratos que fica embaixo dos vasos de plantas;

– Higienizar e trocar regularmente a agua nos locais onde animais domésticos bebem agua;

– Acondicionar lixo em saco plástico e não descartar vasilhames, cascas de ovo, tampinhas de garrafas no quintal ou em vias públicas;

– Armazenar garrafas em locais cobertos e com a abertura da tampa para baixo;

– Higienizar calhas e ralos de banheiro para que resíduos não favoreçam o acúmulo de água

– Guarde pneus secos em locais cobertos ou caso não for utilizá-lo o Centro de controle de Zoonoses fará o recolhimento

– Caso tenha em sua casa piscina em desuso acione o Centro de Controle de Zoonoses e faça o controle ambiental com peixes no local.

Secom PMU