Agência retoma atividades com o foco no desenvolvimento regional

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Foi realizada na última quinta-feira (23), o evento que marca a retomada das atividades da Agência de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O encontro aconteceu no auditório da prefeitura de Uberaba, e contou a iniciativa da prefeita da cidade e vice-presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande).

A AMVAP foi representada pelo prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges.

O evento  contou com a participação de órgãos do Governo de Minas, como Cemig, INDI (Agência de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais) e Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura.

Durante o encontro, representantes das entidades apresentaram um balanço da atual gestão estadual na região e ouviram reivindicações de gestores presentes. Segundo a prefeita de Uberaba, o movimento ajuda trazer resultados. “Um dos grandes gargalos dos municípios é a questão da energia. Isso nos dá credibilidade e confiança para que a gente possa atrair investimentos. Isso é Desenvolvimento Econômico”.

Entre os investimentos programados pela Cemig está o Programa Mais Energia, com a construção de novas subestações no Estado, inclusive, na região do Triângulo. As obras representam um investimento da ordem de R$ 12,5 bilhões. “Hoje, a Cemig tem no Estado de Minas 413 subestações. E, agora, já em construção, 200 novas unidades para os próximos cinco anos. Isso quer dizer: qualidade no fornecimento de energia e chegar a todos os clientes dos municípios”, disse a superintendente de Relacionamento com Clientes da Distribuição da Cemig, Roberta Nanini Chauar Rolim.

 

SOBRE A AGÊNCIA

A Agência foi criada com o objetivo de capacitar os gestores municipais para que consigam atrair novos investimentos, além de estarem atentos às necessidades e demandas dos empreendimentos já em funcionamento.

Ao todo, a entidade reúne os 70 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, associados a quatro associações microrregionais AMVALE (Vale do Rio Grande), AMVAP (Vale do Paranaíba), AMPLA (Planalto de Araxá), AMAPAR (Alto Paranaíba), sediadas, respectivamente, em Uberaba, Uberlândia, Araxá e Patos de Minas.