Agricultura reforça importância de elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural

Notícias Gerais

A importância da elaboração do plano municipal rural foi abordada nesta quarta-feira, 17 de maio, na programação da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Especialistas da Confederação Nacional de Municípios (CNM) ministraram o painel Desenvolvimento Rural: o plano municipal.

A CNM deu orientações sobre o Plano, que visa propor soluções para os problemas locais que impedem o desenvolvimento rural. O Plano é uma exigência do Ministério da Agricultura para que os Municípios recebam recursos do governo federal.

Foto: Portal CNM
Foto: Portal CNM

O consultor da CNM, Mário Nascimento, lembrou que, independente da determinação da União, é importante que os gestores tenham o Plano municipal. “Tem ações de curto, médio e longo prazo, como o Plano Plurianual, os projetos e as atividades que serão desenvolvidas nos Municípios. As iniciativas serão integradas com os Estados e a União.”, explicou.

Nascimento também reforçou que a elaboração do plano contribui para que os Municípios possam desenvolver seus potenciais. “Vai ser fundamental no auxílio a vocação local na agricultura e na pecuária. Isso vai gerar riqueza, emprego e renda no futuro”, informou.

A CNM também disponibilizou uma cartilha com orientações sobre a elaboração do Plano municipal.  Também participaram da palestra o 3° vice-presidente da CNM e prefeito de Maragogi, Fernando Lira; e o técnico de Agricultura da CNM, Osni Morinich.

Portal CNM