Amvap discute em assembleia diretrizes de novos consórcios intermunicipais

Notícias em Destaque

Prefeitos se concentram no afinamento das atividades dos consórcios voltadas para o desenvolvimento sustentável e regionalização da saúde

Gestores municipais das cidades que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap se reuniram em assembleia geral na manhã desta sexta-feira (10/10). Dois temas centrais prevaleceram na reunião. São eles: os trabalhos desenvolvidos pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável – CIDES e a implantação da rede de urgência e emergência integrada pelo SAMU por meio do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte – CISTRI.

Prefeitos da região discutem demandas comuns com o apoio da Amvap. Foto: Luiz Otavio Petri
Prefeitos da região discutem demandas comuns com o apoio da Amvap. Foto: Luiz Otavio Petri

Em continuidade as propostas, foram apresentadas pela assessoria em gestão pública da Amvap, planilhas que especificam cada ação do CIDES. Esta apresentação detalhada permite aos prefeitos municipais o acompanhamento próximo de cada questão envolvendo o novo consórcio.  Desta forma as cidades podem analisar as demandas comuns entre elas que serão solucionadas de maneira conjunta amenizando despesas e otimizando os trabalhos de execução.

Já no CISTRI a secretária executiva do consórcio voltou a apresentar números que revelam o grande alcance no atendimento a saúde regional. São ações que criam uma logística de atendimento capaz de melhorar o chamado “tempo resposta” no atendimento em saúde pública. São medidas que além do mais devem diminuir os custos que hoje cada município tem para destinar seus pacientes a centros de atendimento.

Prefeitos devem acompanhar detalhamento das ações de consórcios. Foto: Luiz Otavio Petri
Prefeitos devem acompanhar detalhamento das ações de consórcios. Foto: Luiz Otavio Petri

O presidente da Amvap e prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, destacou a importância destes trabalhos. “Estamos preparando as cidades para demandas futuras, mas a curto prazo, para que assim elas possam se desenvolver de maneira sustentável. É uma quantidade enorme de atividades que ao mesmo tempo nos permite crescer de forma conjunta. E são estes encontros que mostram a importância da associação entre as cidades. Com esta visão regionalizada podemos atender melhor a nossa população”, concluiu o presidente da Amvap.

Gilmar Machado, presidente da Amvap e prefeito de Uberlândia. Foto: Luiz Otavio Petri
Gilmar Machado, presidente da Amvap e prefeito de Uberlândia. Foto: Luiz Otavio Petri

Na oportunidade Gilmar Machado também citou detalhes das tratativas sobre a transição de governo no Estado de Minas Gerais e conclamou os prefeitos associados para pautar solicitações para o novo governador eleito. Neste aspecto um dos principais pontos levantados foi de instalação de escolas técnicas nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.