Amvap promove apresentação do “Programa Prefeito Amigo da Criança” aos municípios

Notícias em Destaque

Em evento virtual realizado na manhã desta sexta-feira (23/04) a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap apresentou aos municípios detalhamento do Programa Prefeito Amigo da Criança. O programa é uma ação da Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – Abrinq).

Prefeito Amigo da Criança é um programa que busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Desde 1996 o programa oferece subsídios técnicos e recomendações, bem como promove seminários que possibilitam o diálogo, a troca de experiências e a disseminação de conhecimentos úteis à construção ou à consolidação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes.

 

Ao todo 13 municípios participaram do evento. Na abertura o presidente da Amvap e prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano, destacou a importância de ações desta natureza. “Todo programa que vem somar no desenvolvimento dos nossos municípios é muito bem-vindo. Especialmente no início dessa nova gestão (2021-2024) o conhecimento sobre como a Fundação Abrinq apoia os municípios é de muita importância”, disse o presidente da Amvap.

O conteúdo foi apresentado a prefeitos, secretários e servidores municipais pelo coordenador nacional do programa, Fernando Gonçalves Marques. Em sua apresentação Marques destacou  que o objetivo é “mobilizar, valorizar e assessorar tecnicamente os prefeitos e prefeitas que assumem a criança e o adolescente como prioridade na gestão municipal, desenvolvendo políticas públicas e plano de ações voltados a defesa e efetivação de seus direitos”.

Também foram apresentados históricos do programa, eixos de atuação, bem como a estrutura de apoio técnico e troca de experiências com os municípios. O coordenador do programa destacou ainda a avaliação e premiação do Prefeito Amigo da Criança. Para tanto é feito um acompanhamento da evolução de indicadores municipais ao longo dos quatro anos de gestão. Os melhores desempenhos são reconhecidos pela Fundação Abrinq com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Fernando Gonçalves Marques – Coordenador Nacional do Programa Prefeito Amigo da Criança.

O evento desta sexta-feira foi realizado pela Amvap com apoio do Conselho Intermunicipal de Assistência Social – CIAS/Amvap, do Conselho Intermunicipal de Educação – CIE/Amvap e do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro – CISTM.