Amvap promove curso de Controle Interno

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

A Amvap realiza esta semana, entre os dias 12 e 15 de julho, o Curso Controle Interno, ministrado pelo Prof. Milton Mendes Botelho, especialista em administração pública e em processos e técnicas legislativas.

O controle interno, resumidamente, é a fiscalização interna exercida pela própria administração conforme legislação constitucional. Ele exerce a fiscalização primaria de todos os atos praticados pela administração quanto a legalidade, legitimidade, eficiência e eficácia de todos os atos de execução orçamentaria, financeira, patrimonial e operacional praticado pela administração pública.

O ministrante, Milton Mendes Botelho, explica que a principal função do controle interno é atestar a legalidade dos atos praticados pela administração pública, inclusive apontando quando identificada, qualquer tipo de irregularidade ou ilegalidade, assim, permitindo a busca de soluções e até mesmo a adequação de processos.

O curso apresenta pontos fundamentais na controladoria, como: quais as regras de implantação, efetivação e atuação dos agentes de controle interno. “Como estamos iniciando uma administração em 2021, e tendo como necessidade a atualização dos gestores sobre funcionamento do controle interno, preparamos um curso de treinamento para aqueles que exercem esse papel fiscalizatório. Além disso, o curso acompanha um vasto material de pesquisa para auxiliar esses servidores”, completou Botelho.

Um dos participantes do curso é Jairo Mamede Bittencourt, Controlador Interno da Prefeitura de Monte Alegre de Minas. Para ele, que já participou de outros cursos oferecidos pela Amvap, os treinamentos são essenciais para manter os servidores atualizados. “O curso de Controle Interno está sendo completo, técnico e de ampla abrangência nas especialidades da área. São muitos detalhes que, com o tempo, se não forem atualizados, podem fazer com que o Controle Interno fique defasado”, completou Jairo.

A Amvap tem identificado as demandas mais recorrentes nos municípios para montar sua grade de cursos e treinamentos a serem ofertados. Assim, vem promovendo o aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal por meio da qualificação dos agentes públicos, servidores e profissionais.