Amvap recebe convidados no segundo dia do Encontro Prefeitos Eleitos

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

O segundo dia do Encontro de Prefeitos Eleitos promovido nesta quinta-feira (01/12) pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap recebeu como convidados o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte – CISTRI e a Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais – CONACI/BR.

Os consórcios são orgãos apoiados pela Amvap que nasceram da soma de esforços dos gestores dos municípios que integram a associação. Por meio destes consórcios são desempenhados papeis importante na solução de demandas comuns aos municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba para desenvolvimento regional em áreas como a saúde e o desenvolvimento sustentável.

Secretária Executiva do CISTRI apresenta o consórcio aos novos gestores. Foto: Luiz Otavio Petri
Secretária Executiva do CISTRI apresenta o consórcio aos novos gestores. Foto: Luiz Otavio Petri

A secretária executiva do CISTRI, Dayana Fonseca, destacou o avanço na implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU que irá atender a 27 cidades da região. Ela mostrou aos novos gestores presentes no evento a forma de trabalho conjunta desenvolvida junto ao corpo de bombeiros e destacou a eficiência desta parceria no salvamento de vidas.

Já secretária executiva do CIDES, Cristina Martins, destacou os serviços do consórcio junto aos municípios no desenvolvimento de projetos atuais como Plano Municipal de Mobilidade Urbana e  a implantação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, que irá permitir aos municípios economizar recursos na implantação conjunta dando aos seus produtores rurais a chance de comercializar seus produtos com garantida do selo de produção inspecionado. O CIDES foi criado em 2013 e reúne uma gama de trabalhos multifinalitários já desenvolvidos junto aos municípios que o integram.

Secretária Executiva do CIDES apresenta o consórcio aos novos gestores. Foto: Luiz Otavio Petri
Secretária Executiva do CIDES apresenta o consórcio aos novos gestores. Foto: Luiz Otavio Petri

Neste segundo dia o evento recebeu também o representante da Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais – CONACI/BR. Wagner Delgado trouxe aos prefeitos eleitos uma vasta explicação sobre a implantação do projeto Cidades Inteligentes e Humanas – CIH. Este é um conceito que busca promover com excelência uma nova arquitetura tecnológica no mundo moderno e com novos recursos promover a qualidade de vida do cidadão em diversos campos como mobilidade urbana, segurança pública, acesso a internet, entre outros.

Representante da CONACI/BR apresenta a confederação aos novos gestores. Foto: Luiz Otavio Petri
Representante da CONACI/BR apresenta a confederação aos novos gestores. Foto: Luiz Otavio Petri