Amvap reúne prefeitos em assembleia geral no município de Estrela do Sul

Notícias em Destaque

Evento foi parte da agenda de comemorações dos 161 anos de emancipação de Estrela

A 289º assembleia ordinária da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap foi realizada nesta segunda-feira (18/09) no município de Estrela do Sul. O evento começou com a apresentação de três fanfarras infanto-juvenil criadas nas escolas do município com apoio de emenda parlamentar.

19-09 Assembleia Estrela1

A prefeita anfitriã, Deyse Maria Silva Galante, também homenageou cidadãos que se destacaram com feitos importantes pelo município de Estrela do Sul. Foram entregues três placas de honra sendo ao desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – Doorgal Gustavo Borges de Andrade, pelo apoio em manter a comarca eleitoral 110º em Estrela do Sul, ao diretor executivo da Imepac Araguari, José Júlio Lafayette Rodrigues, pelo apoio na educação e ao escultor autodidata Cassimiro Antunes Filho pela contribuição em manter viva a arte no município.

19-09 Assembleia Estrela

Na pauta da assembleia os prefeitos ainda acompanharam uma palestra de orientação sobre o Plano Municipal de Educação, salientando sobre a importância no cumprimento das metas prevista no mesmo. E ainda uma palestra sobre segurança pública no século 21 ministrada pelo Cel. Marco Antônio Badaró Bianchinni.

A prefeita anfitriã de Estrela do Sul, e também presidente do consórcio de saúde CIS/Amvap, Deyse Maria Silva Galante, fez questão de agradecer a presença de cada prefeito presenteando a cada um dos chefes do executivo com uma lembrança retratando casarões históricos e monumentos que mantem viva a história da cidade.

O presidente da Amvap e prefeito de Ipiaçu, Leandro Luiz de Oliveira, o Léo da Rádio, destacou a importância de encontros dessa natureza e lembrou também a importância da mulher na política. “É um orgulho ver que as mulheres estão se envolvendo cada vez mais na vida pública, a exemplo de Estrela que tem na sua história a primeira prefeita mulher, é juntos, homens e mulheres, que iremos somar esforços para governar para nossa gente”, concluiu o presidente da Amvap.

19-09 Assembleia Estrela2

Estrela do Sul

Com uma população hoje em cerca de 8 mil habitantes o município de Estrela do Sul chega aos seus 161 anos de emancipação política, mas guarda quase 300 anos de história. Estrela do Sul avança na economia com a força do agronegócio e na exploração mineral, mantendo ainda hoje alguns de seus garimpos.

Terra de pedras preciosas, inicialmente denominada Vila Bagagem, e elevada a cidade em 1.861, recebeu o nome de Estrela do Sul 40 anos depois, devido a fama que o “diamante Estrela do Sul” obteve mundo a fora fazendo com que a cidade de Bagagem mudasse de nome para homenagear essa joia rara.

Ascom Amvap / Fotos: Welton Neves

foto Welton Neves_0052 foto Welton Neves_0027 foto Welton Neves_0021 foto Welton Neves_0018 foto Welton Neves_0016 foto Welton Neves_0011 foto Welton Neves_0009 foto Welton Neves_0005