Amvap se mantem atuante durante a pandemia

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

As ações da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap durante a segunda onda da pandemia pelo Coronavírus foram fundamentais na união e fortalecimento das ações municipais. Em entrevista na sede da associação no distrito industrial em Uberlândia nesta segunda-feira (29/03), o presidente da Amvap e prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano, destacou a soma de esforços entre os prefeitos dos municípios que integram a Amvap numa corrente, alinhada pela associação, no empenho da implantação de ações preventivas.

As reuniões da Amvap passaram todas para modalidade à distância. O uso da tecnologia de teleconferência e videochamadas se tornaram comuns entre os gestores e até estreitaram laços na troca de experiências quanto as medidas adotadas em cada cidade para proteger a população sem sacrificar a economia local.

“Esse contato diário dos prefeitos nos grupos da Amvap, por meio de mensagens e reuniões tem contribuído muito com os gestores especialmente os de primeiro mandato. Quem assumiu uma prefeitura em primeiro de janeiro já chegou com uma enorme missão. Juntos temos conseguido alcançar êxito nessa jornada. Uma ação que deu resultado em um município pequeno pode ser implantada, até mesmo no dia seguinte, por outro município. Então é nesse momento de dificuldade que temos visto ainda mais a importância e a força da Amvap”, disse o Wender Luciano.

Compra da Vacina

O presidente da Amvap voltou a comentar também a possibilidade da compra de doses de vacina contra Covid-19. Wender destacou que a maioria dos municípios que integram a Amvap assinaram protocolo de intenção junto a Frente Nacional dos Prefeito – FNP.

Para gerir a demanda foi criado o primeiro consórcio público de municípios brasileiros para a compra de vacinas contra a covid-19. O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras – Conectar, tem como presidente o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, eleito em assembleia virtual realizada nesta segunda-feira (29/03).

FNP e Conectar vem negociando a compra de doses pelos municípios de forma coletiva e já conta com a manifestação de interesse de mais de 2,6 mil municípios, sendo 25 capitais, e mais de 1,8 mil cidades já tiveram sua Lei Autorizativa aprovada em suas Câmaras Municipais.

“A compra de doses é uma alternativa. Na atual situação não podemos descartar nenhuma possibilidade que se configure como recurso para salvar vidas da nossa população. O caminho é longo, mas precisamos nos atentar a todas as direções capazes de nos levar a um resultado satisfatório”, disse o presidente da Amvap.

A distribuição de doses da vacina continua sendo realizada pelo Governo do Estado de Minas Gerais. No último dia 26 de março Minas recebeu o 10° lote de vacinas com 475.600 doses, sendo 116.600 doses Astrazeneca e 359.000 Coronavac. Com mais esta remessa Minas soma o total de 3.645.330 doses recebidas e distribuídas para as superintendências regionais de saúde do estado.

Atendimento Amvap aos municípios

Um dos pontos mais importantes destacados pelo presidente da Amvap quanto aos serviços da entidade, foram os treinamentos realizados com diversos temas qualificando servidores em início de mandato.

A Amvap realizou uma série de cursos abordando temas variados como contratos administrativos, licitações públicas, pregão eletrônico, entre outros. Os cursos contaram com centenas de participantes tanto de cidades associadas quanto de servidores de cidades que não fazem parte da Amvap.

“As orientações desta associação são um braço direito para o município. Cada curso, cada treinamento, promove segurança nas ações da gestão municipal e isso é fundamental para melhorar a gestão e evitar problemas futuros. Assim nossos municípios têm visto a importância gigante que tem a nossa associação. É aqui que o município busca suporte e é sempre muito bem atendido por todo o corpo técnico da Amvap que é muito bem qualificado e experiente”, disse Wender Luciano.