Araguari anuncia Projeto Amadeus, o empreendimento da LD Celulose e LD Florestal

Nossos Municípios

A Prefeitura de Araguari anunciou na quinta-feira (25) a construção da fábrica de celulose solúvel na divisa dos municípios de Araguari e Indianópolis.

O Projeto Amadeus é uma parceria da Duratex com o grupo austríaco Lenzing para produção de celulose solúvel do tipo viscose. Conhecida pela fabricação de painéis de madeira, louças e metais sanitários, a Duratex e sua parceira vão investir 1 bilhão de dólares na nova fábrica, que terá capacidade de produção de 450 mil toneladas por ano. Será a maior linha de produção de celulose solúvel do mundo. O segmento responderá por um terço dos resultados da companhia quando a fábrica estiver à plena capacidade com expectativa de gerar 6500 empregos.

Como a fábrica estará na divisa dos municípios de Araguari e Indianópolis as duas cidades receberão o maior percentual do VAF- Valor Adicionado Fiscal.  Dessa forma a divisão seguirá a seguinte fórmula: Aos municípios de Araguari e Indianópolis que receberão a implantação da sede da indústria, caberá o importe de 52% do montante, ou seja, 26% para cada. E aos outros Municípios fornecedores de madeira sendo: Nova Ponte, Romaria e Estrela do Sul,  receberão cada um deles o montante de 16%, totalizando 48%.

Participaram da solenidade o Prefeito Marcos Coelho(MDB), o Vice-Prefeito Clayton Fernandes (PSB),  juntamente com o Deputado Federal eleito José Vitor Aguiar (PMN),  o Deputado Estadual eleito Raul Belém (PSC), secretários municipais, vereadores e membros da sociedade civil.

“O Município precisa de progresso. A vinda construção da fábrica nos limites do município é um  dos maiores benefícios que Araguari já recebeu até hoje. É uma forma de atender os anseios da população, com geração de empregos e renda. Nossa função enquanto administração pública é oferecer o bem comum. Agradeço a Câmara de Vereadores pelo trabalho desempenhado, agradeço também aos deputados eleitos pelo apoio a gestão municipal. A administração vai continuar trabalhando para oferecer mais qualidade de vida à população”, disse o Prefeito.

ASCOM Araguari