Araguari realiza evento em comemoração a 1 ano do SAMU na região

Nossos Municípios

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde, realizou nessa segunda-feira (15) o Evento 1 ano de SAMU na região par apresentar os índices dos atendimentos realizados desde o lançamento oficial do serviço em julho do ano passado. O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência faz parte do Consórcio Público Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (Cistri).

A estrutura do SAMU Triângulo Norte conta com 244 funcionários e mais de 30 ambulâncias que atendem 27 cidades do Triângulo Norte. Durante esse primeiro ano o serviço atendeu cerca de 120 mil ligações, e atingiu mais de 32 mil saídas de ambulância para atendimento médico, sendo eles clínicos, pediátricos, obstétricos, psiquiátricos e clínicos.

Araguari é cidade referência no SAMU e dentre os Municípios consorciados é o que possui maior demanda de atendimentos. A base do SAMU hoje tem   a estrutura com 3 ambulâncias, sendo 2 ambulâncias semi intensivas e 1 UTI Móvel além da equipe com mais de 30 profissionais, entre eles médicos, enfermeiros, motoristas e demais socorristas, além de 3 hospitais que recebem os pacientes. Em Araguari o Serviço apresentou mais de 10 mil ligações recebidas, sendo que dessas originaram mais de 8 mil saídas de ambulância para atendimento.

Estiveram presentes no evento o Secretário Executivo do Cistri, Rodrigo Alvim; o Presidente do SAMU e Prefeito de Tupaciguara, Tenente Carlos (PROS), o Prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro (PTB), a Prefeita de Estrela do Sul, Deyse Galante (PSD); os Secretários Municipais de Araguari: Guilherme Afonso (Saúde), Thereza Christina Griep (Administração); Ieda Fernandes (Governo); Eunice Mendes (Trabalho e Ação Social); Juberson Melo (Desenvolvimento Econômico e Turismo); Expedito Castro Alves Júnior (Obras); Ailton Sousa (Políticas Sobre Drogas); Simeão Júnior (Controladoria); André Reis Cardoso (SAE); Rafael Guedes (FAEC) e o Subsecretário de Saúde, Riberto de Sousa Júnior. Participaram também: o vereador Vanderlei Inácio (PRTB), os Secretário Municipais de Tupaciguara: Cátia Oliveira ( Saúde), Walter Prudente (Desenvolvimento Econômico) e Carlos Oliveira (Governo) de Cascalho Rico participou a Secretária de Saúde Arla Beatriz Araújo.

O Secretário Executivo do Cistri, Rodrigo Alvim, apresentou os índices de um de trabalho e falou do esforço em implantar o SAMU na região. “Foram mais de 3 anos para conseguir iniciar os trabalhos do SAMU, mas graças a união dos Prefeitos conseguimos estabelecer o serviço. O SAMU veio e veio para ficar, há alguns poucos ajustes a serem realizados, contudo nesse 1 ano de serviço conseguimos salvar muitas vidas”, disse.

O Prefeito Marcos Coelho falou do apoio ao SAMU: “Desde o início do mandato estamos trabalhando para implantar o SAMU na região e agora observando estes resultados de um 1 ano de trabalho, chegamos a conclusão que valeu a pena. São várias vidas que foram salvas e muitos pacientes que tiveram mais conforto em um momento delicado.  A Prefeitura está à disposição para atender as necessidades da população araguarina e vamos continuar trabalhando junto ao Governo Estadual e Federal para disponibilizar mais recursos para Araguari e também para o SAMU” ressaltou o Prefeito.

ASCOM Araguari