Araporã faz balanço positivo da campanha “Outubro Rosa”

Nossos Municípios

 A Secretaria da Saúde de Araporã realizou na última semana o balanço da campanha Outubro Rosa, movimento mundial que visa chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O encerramento da campanha aconteceu no PSF II.

O médico ginecologista Marcelo Chadu destacou a importância da prevenção do câncer de mama. Explicou que para combater o câncer é preciso ter hábitos saudáveis de vida, realizar o auto exame da mama, ter atenção a qualquer sintoma do corpo e procurar um médico. “O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Por isso é importante conhecer o corpo”, disse.

O médico explicou como deve ser executado o exame, sempre depois do período menstrual, falou dos tipos de câncer e dos exames clínicos que devem ser realizados periodicamente pela paciente.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

Durante o mês de outubro, a Secretaria da Saúde lançou um desafio para os servidores da pasta e a comunidade. O desafio consistia na customização de sutiãns com foco na prevenção. A partir daí, a secretaria buscou parceiros que doaram prêmios para as peças mais originais e que expressassem a campanha.

A eleição das peças mais originais e ligadas ao tema da campanha coube ao médico Marcelo Chadu. O terceiro lugar ficou com a enfermeira da unidade, Genimar Alves, que recebeu um prêmio doado por Vera Borges; o segundo, com a servidora da Secretaria da Saúde, Patrícia Mendes, premiada com presente da Toca da Moda; e o primeiro lugar foi conquistado por Maria do Rosário (representante do CAIA), que levou uma TV 32” doada pelo Grupo Décio.

Câncer de Próstata

Para chamar a atenção da comunidade sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, a Secretaria da Saúde está enfatizando a campanha Novembro Azul. O câncer de próstata é o mais comum entre os homens. O objetivo é incentivar os homens a adotar hábitos de vida saudáveis e realizar os exames preventivos.

Ascom Araporã