Assembleia de Prefeitos foi realizada pela AMVAP

Notícias AMVAP

Criação da região metropolitana do Triângulo Mineiro e Iluminação Pública foram alguns dos temas discutidos.

Fabiene Silva 26/04

A reunião realizada no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, na manhã desta sexta-feira, 26/04,foi  aberta pelo prefeito de Uberlândia e presidente da associação, Gilmar Machado que destacou  a importância do encontro no sentido de levantar os problemas  em comum e discutir soluções para os municípios da região.

Prefeitos, vice- prefeitos, vereadores, deputados, secretários e representantes de órgãos públicos, participaram e tiveram acesso a informações sobre novos planos, eventos sociais, projetos políticos e econômicos que contribuem no fortalecimento e desenvolvimento da região.

Entre os vários temas abordados e discutidos, Gilmar Machado,  enfatizou a Resolução 414 da Aneel, que trata da transferência de ativos da Iluminação Pública para os municípios. O presidente da Amvap reforçou aos gestores públicos, a obrigatoriedade dos municípios quanto o cumprimento da resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, que entra em vigor em janeiro de 2014, dizendo que com a municipalização os municípios serão responsáveis pelos ativos do fornecimento da iluminação pública.

Na prática, os equipamentos passarão a ser patrimônio do município e o mesmo terá que arcar com toda a manutenção.O papel da Cemig será cuidar das redes de distribuição”, disse o presidente.

Na oportunidade, ficou decidido o estudo de criação de um consórcio, para operacionalizar o serviço de manutenção da iluminação públicos entre os municípios.

Sobre a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro, o prefeito de Uberaba Paulo Piau, convidado para o evento, esclareceu aos presentes a importância do projeto  como instrumento de união entre Araguari, Uberlândia e Uberaba, na implementação de uma macrorregião, observando as bacias hidrográficas, o que promove o desenvolvimento regional. “A região metropolitana é importante porque, cidades com alto grau de integração econômica, política e cultural podem se unir de forma a se beneficiarem de recursos como a liberação de verbas públicas – que podem ser federais, estaduais, municipais ou financiamentos do BNDES, BID e Caixa Econômica Federal. Vai facilitar as políticas voltadas para a saúde, educação, distribuição de água e transporte.

Estamos avançando para a sua criação, embora esteja mais devagar do que o esperado, mas acredito que até 2014  saia finalmente do papel”, afirmou  o prefeito de Uberaba.

De acordo com Gilmar Machado, na prática, a junção de municípios em uma região metropolitana do Triângulo significa desenvolvimento regional planejado, mais verbas federais, o que tornará comum os objetivos políticos e econômicos das cidades. Uma equipe que vai coordenar a criação da região metropolitana do Triângulo está formada pelas secretarias municipais de Governo, Desenvolvimento Econômico e Gestão Estratégica dos municípios de Uberlândia e Uberaba. ”Essa união dos municípios só irá trazer mais desenvolvimento, viabilizar investimentos e solucionar problemas, é uma união para o bem comum” finalizou o presidente da Amvap e prefeito de Uberlândia.