Aumento do IOF passou a valer em 22 de janeiro, e governo deve arrecadar mais R$ 20,6 bi

Notícias Gerais

Começou a valer nesta quinta-feira, 22 de janeiro, o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A alíquota nas operações de crédito para pessoas físicas dobrou – passou de 1,5% para 3%, de acordo com o Decreto 8.392/2015, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, dia 21.

Ilustrativa
Ilustrativa

Com este aumento, deve-se obter R$ 20,6 bilhões em receitas extras, somente este ano. O reajuste no IOF faz parte de um pacote anunciado pela equipe econômica do governo federal, no início desta semana. Segundo justificativa do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, trata-se de uma estratégia para elevar a arrecadação e melhorar o superávit primário.

Além do IOF, o governo federal vai arrecadar mais com a elevação do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre os combustíveis; o aumento do PIS e da Cofins sobre os produtos importados – a alíquota subirá de 9,25% para 11,75%; com o retorno da Contribuição para Intervenção no Domínio Econômico (Cide); e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o atacadista e equipará-lo ao industrial.

Agência CNM