CIAS/Amvap promove discussões sobre Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Notícias em Destaque

O Conselho Intermunicipal de Assistência Social – CIAS/Amvap realizou na manhã desta terça-feira (22/07) no Auditório Virgílio Galassi na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap a 79ª reunião do conselho.

79ª Reunião CIAS/Amvap.  Foto: Luiz Otavio Petri
79ª Reunião CIAS/Amvap. Foto: Luiz Otavio Petri

O encontrou reuniu representantes de vários municípios associados e contou com uma apresentação, realizada por servidor público da Prefeitura Municipal de Uberlândia, sobre o procedimento para preenchimento do programa SISC e a sistemática do funcionamento do serviço. O SISC é o Sistema de Informação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Governo Federal.

Cristina América, diretora de vigilância socioassistencial de Uberlândia.  Foto: Luiz Otavio Petri
Cristina América, diretora de vigilância socioassistencial de Uberlândia. Foto: Luiz Otavio Petri

Para a Diretora de Gestão do SUS e Vigilância Socioassistencial do município de Uberlândia, Cristina América, as discussões auxiliam as secretarias municipais a compreenderem melhor este novo sistema implantado recentemente. A falta de preenchimento do sistema pode até bloquear o repasse de recursos do Governo Federal.  “Agente tem que assumir esta responsabilidade, as atividades devem ser fixas e prestarem o maior número de informações. Então esta é uma discussão importante que trazemos em pauta com o apoio da Amvap e assim podemos alertar a todos os municípios”, disse Cristina América.

Mirna Machado, secretária de Ação Social de Araguari.  Foto: Luiz Otavio Petri
Mirna Machado, secretária de Ação Social de Araguari. Foto: Luiz Otavio Petri

Além das discussões entorno do SISC a reunião também deu oportunidade para que os secretários municipais troquem experiências. A secretária municipal de trabalho e ação social do município de Araguari, Mirna Mares Machado Valente, compartilhou experiências de sucesso com a qualificação de mão de obra através de cursos profissionalizantes realizados pela secretaria. “São cursos rápidos que dão todas as condições para que as pessoas possam se inserir no mercado de trabalho. Então eu vejo como de grande importância essa troca de experiências que contribui para que o gerenciamento de nossas ações se torne mais dinâmico e eficiente”, disse Mirna Machado.