CIDES e CISTRI discutem orçamento 2015 em reunião extraordinária na Amvap

Notícias em Destaque

Consórcios apresentam previsão orçamentária aos prefeitos de municípios de que integram o CIDES e o CISTRI

A previsão orçamentária esteve em pauta na reunião especial realizada pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES e também pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte – CISTRI na manhã da última sexta-feira (21/11) na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap.

21-11 Reuniao Cides

A reunião extraordinária do CIDES conduzida pelo presidente do consórcio e prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Correa do Carmo, pontuou a previsão de despesas do consórcio para o ano de 2015. Nos demonstrativos foram apresentados os números detalhados da aplicação dos recursos públicos destinados para os diversos projetos em desenvolvimento pelo CIDES. Dentro as principais demandas vigentes estão: o desenvolvimento do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e de Planos Municipais de Saneamento assim como o projeto de transferência dos ativos da iluminação pública, que já realizou processo licitatório definindo assim a empresa que irá gerir o serviço.

Por outro lado também foram ressaltados pontos importantes nos quais o consórcio passa a atuar em 2015. Dentre eles está o desenvolvimento de projeto na área de mobilidade urbana. Afinal esta passa a ser mais uma obrigatoriedade que os gestores municipais assumem em cumprimento a Lei 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Ela determina aos municípios o desenvolvimento de Planos de Mobilidade Urbana até abril de 2015. Esta é uma Lei que busca a integração entre os diferentes modos de transporte e também a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nos municípios.

21-11 Reuniao Cides2

CISTRI

Já sobre o orçamento do CISTRI a secretária executiva do consórcio, Maria Cristina de Coromandel, apresentou planilhas de custos efetivos e planejamentos de cargos e salários. Tais elementos deram subsídio às discussões que se aprofundaram em caráter de fomento dos trabalhando que serão realizados pelo consórcio no ano seguinte.

Ainda na assembleia o presidente do CISTRI e prefeito de Monte Carmelo, Fausto Reis Nogueira, voltou a destacar que estas são ações que criam uma logística de atendimento capaz de melhorar o chamado tempo resposta no atendimento em saúde pública. São medidas que além do mais devem diminuir os custos que hoje cada município tem para destinar seus pacientes a centros de atendimento.