CIDES realiza assembleia ordinária em conjunto com a AMVAP em Campina Verde

Notícias em Destaque

Na ocasião será apresentado o conceito “Cidades Inteligentes” aos gestores da região

O conceito de “Smart Cities” ou “Cidades Inteligentes” que vem sendo amplamente discutido chega às regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba nesta terça-feira (26/07) apresentado durante às assembleias ordinárias do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES e da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap.

Cidades Inteligentes são aquelas que vem se atentando para a arquitetura tecnológica do mundo moderno e buscam com os novos recursos a melhoria na qualidade dos serviços aos cidadãos e tão logo uma melhor qualidade de vida aos que integram cada município. De olho nesta realidade o CIDES lança a primeira reunião de apresentação do conceito “Cidades Inteligentes” para os 20 municípios que integram o consórcio.

O evento será realizado na Câmara Municipal de Campinha Verde a partir das 16 horas. Na ocasião o CIDES recebe dois importantes parceiros no desenvolvimento deste projeto são eles: o presidente do Consórcio Intermunicipal de Especialidades – CIESP e prefeito do município de Mar de Espanha – na Zona da Mata Mineira, Wellington Rodrigues e o representante da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, José Firmo do Carmo Júnior.

O objetivo é apresentar aos gestores da região as diretrizes para adoção de medidas capazes de tornar os municípios as chamadas “Smart Cities”. Esse conceito se mostra como um importante instrumento na gestão municipal considerando o perfil de cada cidade frente ao cenário futuro de crescimento populacional com relevância às perspectivas das cidades como espaços em desenvolvimento. Assim capacitando às cidades ao acompanhamento dos fluxos globais de conhecimento criando redes transacionais econômicas para a geração de riquezas e criação de valor.

Integram os projetos do CIDES as cidades de Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Douradoquara, Estrela do Sul, Gurinhatã, Indianópolis, Grupiara, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Prata, Santa Vitória e Tupaciguara.