CISTRI e CIDES realizam assembleias em conjunto na novo sede do CISTRI em Uberlândia

Notícias em Destaque

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte – CISTRI, juntamente com o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, realizaram na manhã desta terça-feira (23/08) suas respectivas assembleias ordinárias na nova sede do CISTRI em Uberlândia.

O consórcio passa a ocupar um dos pavilhões do prédio da 9ª Região Integrada de Segurança Pública – 9ª RISP, onde irá funcionar também a central de recebimento das chamadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu. Na região do Triângulo Norte o Samu, que vem sendo implantado pelo CISTRI, irá atender as demandas de um total de 27 municípios.

O presidente do consórcio e prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, lembrou aos prefeitos participantes a importância do empenho dos gestores públicos nesta demanda que visa otimizar os atendimentos em saúde pública na região.

Prefeitos visitam as instalações do CISTRI em Uberlândia. Foto: Luiz Otavio Petri
Prefeitos visitam as instalações do CISTRI em Uberlândia. Foto: Luiz Otavio Petri

As unidades de apoio do Samu já estão concluídas em cada município que integra o consórcio e irá abrigar o serviço para o atendimento regional. Para tanto os gestores municipais presentes na assembleia apreciaram a previsão orçamentária do consórcio para o ano de 2017 para efetivação do Samu. A expectativa é de que o serviço em implantação esteja em pleno funcionamento ainda este ano.

Assembleia CIDES

Na ocasião também foi realizada a assembleia geral do CIDES que apresentou aos prefeitos o resumo dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelo consórcio. A secretária executiva, Cristina Martins, fez um o balanço das ações e as conquistas, como desconto de pontualidade no pagamento à empresa que gere o ativos da iluminação pública para aqueles municípios que se uniram nesta demandas por meio do consórcio dentre outras.

Assembleias do CIDES e CISTRI reúnem mais de dez gestores. Foto: Luiz Otavio Petri
Assembleias do CIDES e CISTRI reúnem mais de dez gestores. Foto: Luiz Otavio Petri

Para o Cides também foi a oportunidade de apresentar aos prefeitos a proposta orçamentária do consórcio para o exercício de 2017.

No Cides a expectativa é de avanço em novas demandas que se tornam obrigatoriedade para as gestões municipais, por força de leis, como é o caso da castração de animais de rua como cães e gatos e a implantação de projetos de mobilidade urbana para aquelas cidades com população igual ou superior a 20 mil habitantes.