CNM incentiva Municípios a participarem de pesquisa sobre planejamento e gestão municipal e governança urbana

Notícias Gerais

Uma pesquisa internacional vai analisar os aspectos múltiplos do planejamento e gestão municipal e da governança urbana em escala mundial. Os gestores municipais brasileiros podem participar deste estudo. A pesquisa será desenvolvida pela LSE Cities, junto à Comissão de Descentralização e Autonomia Local da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).

A universidade britânica London School of Economics é parceira no estudo. O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) também vai colaborar.

O êxito do estudo dependerá do nível de participação de Municípios nos diferentes países. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a CGLU incentivam os gestores a responderem o questionário. A pesquisa será uma contribuição importante para a construção da nova agenda mundial de desenvolvimento Pós-2015 mais condizente com a realidade local.

Ilustrativa
Ilustrativa

Detalhes

O estudo busca analisar o desafio da falta de dados em termos de governança urbana; criar uma plataforma com casos de cidades sobre elementos específicos relacionados ao tema; e explorar novas forma de comunicação e mapeamento.

Os resultados serão debatidos na conferência da LSE Cities no final deste ano, em Delhi, na Índia. O evento reunirá representantes políticos, acadêmicos e especialistas para discutir o papel da governança urbana na configuração do futuro desenvolvimento das cidades.

Essa iniciativa contribuirá para o processo de elaboração de capítulo sobre o tema para o 4.º Relatório Global sobre Descentralização e Democracia Local (GOLD IV). Esses relatórios são referências globais ao analisar e comparar a situação dos governos locais em diferentes países. A CNM contribuiu com todas as edições anteriores.

Para responder a pesquisa, acesse aqui

Agência CNM