Conselho de assistência social se reúne na Amvap

Notícias em Destaque

O Conselho Intermunicipal de Assistência Social da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale de Paranaíba – CIAS/Amvap realizou na manhã desta quinta-feira (27/09) mais um encontro com secretários da pasta de desenvolvimento social dos municípios que integram a Amvap.

Dentre os assuntos em pauta foi discutido o “Processo de Adoção e o Programa Família Acolhedora: implantação, efetivação e monitoramento”. Os temas foram apresentados pela coordenadora do programa na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ituiutaba, Raina Maria de Freitas.

Foto: Midiática Comunicação
Foto: Midiática Comunicação

As experiências identificadas nos municípios associados foram compartilhadas podendo assim ilustrar diretrizes de como lidar com situações de acolhimento a exemplo dos casos de sucesso citados na reunião. O conselho da Amvap busca estimular a troca de experiências entre os municípios como base substantiva para o aprimoramento das ações na gestão pública municipal.

O Programa Família Acolhedora foi instituído pelo Governo Federal em meados de 2015. É um programa relativamente novo e busca registrar e capacitar famílias para receberem em suas casas, por tempo determinado (máximo de 2 anos), crianças, adolescentes e grupo de irmãos que vivem uma situação de risco pessoal, social ou psicológico, disponibilizando para os mesmos um ambiente seguro e acolhedor.

A reunião na Amvap mostrou os caminhos que podem traçar também os pré-requisitos para o acolhimento social, como: os responsáveis da família candidata a receber um menor, estar em boa condição física e mental, não possuir antecedentes criminais e possuir uma situação financeira estável.