Consórcios Intermuniciapais de Saúde da Amvap divulgam balanço parcial.

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Por Fabiene Silva

Consórcios Intermunicipais de Saúde

Importantes ferramentas que contribuem com a racionalização de recursos e a melhoria dos diversos níveis de atendimentos de saúde prestados à população, os Consórcios Intermunicipais de Saúde da AMVAP são também instrumentos eficazes na consolidação do SUS. Com 03 Consórcios de Saúde:  Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Paranaíba – CIS/AMVAP; Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Pontal do Triângulo – CIS/PONTAL e o novo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro – CISTM(em fase de implantação),  oferecem mais assistência e  qualidade de vida para a população dos municípios associados.

Histórico e atendimentos

Criado em 1995, o CIS/AMVAP é composto pelos municípios de Araguari, Araporã, Campina Verde, Cascalho Rico, Centralina, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Prata, Romaria, Tupaciguara e Uberlândia e é presidido pelo prefeito de Monte Alegre de Minas, Rodrigo de Alvim Mendonça.  Conta com um Centro de Especialidades Médicas, com serviços próprios de média complexidade, (endoscopia, colonoscopia, mamografia, exames cardiológicos, e consultas especializadas. Por meio de  parcerias com clínicas, realiza, dentre outros,  exames de ressonância magnética, tomografia, cateterismo cardíaco, eletroneuromiografia e cirurgia de catarata.

De janeiro à agosto deste ano, o CIS/AMVAP ofertou aos seus asssociados, segundo balanço parcial da diretoria: 7.494 exames de média e alta complexidades, 1.218 consultas especializadas e 24 cirurgias, num total de 8.736 procedimentos. Cerca de 8.747 pessoas foram atendidas nos últimos oito meses.

As consultas mais solicitadas foram :  oftalmologia(479); dermatologia (138) e psiquiatria(136). Entre os exames, destaques para: ( 2.333) Ecodoppler ;  Ultrassonografias(1.453); Endoscopia Digestivas(650); Tomografias(515); Colonoscopias ( 263)   e  ( 301) Ressonância Magnética.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde do município de Monte Alegre de Minas, o CIS/AMVAP é uma ferramenta de trabalho fundamental para quem atua na área porque ajuda a  desafogar o sistema e atende com precisão a população no que é necessário. “O CIS/AMVAP atende hoje mais de 50% da população de Monte Alegre, não fosse ele, os pacientes estariam nas filas de espera dos hospitais públicos sem os cuidados necessários e ou preventivos. Não vejo como administrar o setor da Saúde,  sem o auxílio do Consórcio”, disse o secretário.

 Já o Consórcio Intemunicipal de Saúde da Microrregião do Pontal do Triângulo – CIS/PONTAL teve início em 1998 e atualmente é presidido pelo prefeito de Ituiutaba Luiz Pedro Correa. Composto pelos municípios de Cachoeira Dourada, Canápolis, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Ituiutaba e Santa Vitória, disponibiliza procedimentos como: ressonância magnética, cirurgias de catarata, cateterismo cardíaco, tomografia, endoscopia digestiva, colonoscopia, além de consultas especializadas.

Nos balanço parcial realizado este ano, foram realizados de janeiro à agosto, por meio do CIS/PONTAL: 5.656 exames, 852 consultas especializadas, 58 cirurgias de catarata e 13 cateterismo cardíaco, o que totaliza 6.579 procedimentos. Média de 6.609 pessoas foram atendidas no período.

 Entre as consultas mais solicitadas, até agora, estão: endocrinologia (569);dermatológicas (178); angiologia (117). Entre os  exames mais pedidos,  estão as Ultrassonografias (1986),  Endoscopias digestivas (549),  Tomografias(491),  Ressonâncias magnética(291), Ecodoppler(259)  e Anatomopatológicos(610).

Para a prefeita de Capinópolis, Dinair Issac os serviços oferecidos pelo CIS/PONTAL são eficazes na consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS e atende todas as necessidades da população, otimizando recursos e atendimento. “ É um serviço indispensável aos gestores públicos que priorizam a Saúde e a qualidade de vida da população”, concluiu a prefeita.